Futebol Nacional

FUTEBOL BRASILEIRO

Confederação Brasileira de Futebol divulga calendário revisado para temporada 2020

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol, os jogos serão mantidos conforme foram estabelecidos nos conselhos técnicos anteriormente

postado em 09/07/2020 12:58 / atualizado em 09/07/2020 13:17

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou no início da tarde desta quinta-feira o calendário revisado para dar sequência às competições da atual temporada, paralisada devido pandemia do novo coronavírus. Agora, o ano de 2020 no futebol será encerrado no dia 24 de fevereiro de 2021. No ofício, estão as novas datas do Nordestão, Brasileiro, Copa do Brasil e Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022.
 
“Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”, destacou o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo.
 
A série A do Campeonato Brasileiro acontecerá entre os dias nove de agosto de 24 de fevereiro. A Série B, se estenderá entre os dias oito de agosto e 30 de janeiro. No caso da Terceirona,  será do dia nove de agosto até 31 de janeiro, quando será estreado o novo sistema de disputa da competição, aprovado anteriormente pelos 20 clubes participantes. A Série D, que ainda não tinha tido suas datas reveladas, será retomada no dia seis de setembro, com término em sete de fevereiro.
 
A Copa do Brasil acontecerá entre os dias 26 de agosto e 10 de fevereiro, retomada com as partidas de volta da terceira fase. O seu regulamento não sofreu alterações.
 
A volta do Nordestão, que vai ser retomada em sua oitava e última rodada da primeira fase, acontecerá no próximo dia 21, no estado da Bahia. De acordo com o calendário revisado da CBF, a disputa regional terá quartas e semi disputadas em jogo único. A decisão se dividirá em duas partidas; sendo a primeira no dia primeiro de agosto e a segunda, três dias depois.
 
Já as partidas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, acontecerão distribuídas em setembro, outubro e novembro. No primeiro mês, nos dias três e quatro. No segundo, nos dias oito e 13. E no último, nos dias 12 e 17.
 
Ainda de acordo com o ofício, mais informações sobre as primeiras rodadas serão dadas na semana que vem, através da Diretoria de Competições. O documento reforçou que as disputas da Conmebol, a exemplo da Libertadores e da Copa Sul-Americana, terão suas datas divulgadas posteriormente, pelo próprio órgão.