Náutico

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Letal nos contra-ataques, Náutico bate o Sport, passa rival e assume segundo lugar

Timbu cresce no segundo tempo e alcança vitória por 2 a 1, na Arena

postado em 05/03/2017 17:56 / atualizado em 05/03/2017 20:30

Paulo Paiva/DP
Na Arena de Pernambuco, ocorreu um confronto entre Davi e Golias. De um lado o Sport, com sua força total e Diego Souza, jogador da Seleção Brasileira. O gigante do encontro. Do outro lado estava o Náutico, que ainda procurava o seu melhor na temporada e tem um elenco bem mais modesto. Porém, o poderio do Leão foi insuficiente diante da boa marcação e dos contra-ataques do Timbu. A vitória por 2 a 1 do Alvirrubro, pelo Campeonato Pernambucano, foi o prêmio ao time que foi mais eficiente quando teve as chances. Foi a coroação da paciência contra a afobação.

Com a proposta de segurar o Leão no primeiro tempo, o Náutico soube cansá-lo até o início da segunda etapa quando aproveitou os contra-ataques e a velocidade do seu ataque para ser letal. Tática que deu certo e deu a primeira vitória Timbu após mais de dois anos sem vencer o rival. Agora, o time de Milton passa o Sport na tabela, somando 11 pontos contra 9 do rival.

Primeiro tempo

No primeiro lance da partida, a sensação foi que o Náutico faria valer o mando de campo. No primeira chance em que Erick recebeu a bola, o atacante foi para cima de Mansur e acabou parado com falta. Cartão amarelo para o lateral esquerdo e, na oportunidade seguinte, Magrão se enrolou para segurar a bola. Empolgação nas arquibancadas alvirrubras, mas durante todo o primeiro tempo só ficou nisso.

O Sport se organizou e começou a explorar os espaços que o Náutico permitia. Sempre utilizando o lado direito, que é o seu setor mais forte na criação ofensiva, o Leão chegou com perigo na primeira investida. Rogério cruzou e Leandro Pereira chegou a carimbar a trave de Tiago Cardoso. Minutos inicias eletrizantes e que criaram uma falsa sensação de que os primeiros 45 minutos seriam interessantes.


No decorrer da primeira etapa, o que se viu em campo foi um pouco de decepção de ambos os lados. Enquanto o Náutico não conseguia sair para o ataque e viu Erick, sua principal peça ofensiva não produzir o esperado, o Sport rodou muito a bola e só teve mais duas oportunidades claras de abrir o placar. Uma com Leandro Pereira e outra com Rogério.

 

 

Segundo tempo

A etapa final começou sem mudanças nas peças e repetiu o início da primeira. Rogério fez boa jogada pelo Leão e Alison perdeu grande chance pelo Timbu. Mas, dessa vez, não foi apenas um presságio. Uma sequência de três lances iniciada aos sete minutos da etapa complementar mudou a partida. Leandro Pereira perdeu uma chance incrível ao não chegar em um cruzamento de Rogério no primeiro lance.

Depois, o Náutico errou a saída de bola, mas conseguiu travar o chute de Diego Souza e, no contra-ataque, o placar foi aberto. A bola chegou até Erick na ponta direita. O atacante teve a calma necessária para esperar Marco Antônio chegar na entrada da área. O camisa 10 acertou um belo chute de fora da área e colocou no canto direito de Magrão.

Com o gol sofrido, o Sport teve que partir para cima. Era o melhor time no papel e tinha que justificar o fato de Matheus Bachi, filho do técnico Tite estar em São Lourenço da Mata. O problema é que o Leão foi afobado e tinha acabado de perder Rithely no meio de campo. André entrou no seu lugar e a mensagem foi clara. O time queria buscar o empate e isso deixou o meio de campo desprotegido. O Náutico começou a sair nos contra-ataques e um deles foi letal novamente. Aos 18 minutos, Alison cruzou e o pequenino Erick estava livre dentro da área. Cabeceou e fez explodir a torcida alvirrubra na arena.

Com 2 a 0 no placar, o Timbu não se arriscou mais. Os contra-ataques tinham no máximo três atletas. O Sport, assim, adiantou todo o time. Em alguns momentos, não havia nenhum rubro-negro no campo defensivo dos visitantes. A pressão não surtia efeito através de jogadas criadas e um escanteio cobrado por Everton Felipe que fez a diferença. Aos 28 minutos, Ronaldo Alves cabeceou para o fundo das redes do clube que o colocou no mapa do futebol brasileiro.

Assim como na fábula de Davi e Golias, o Náutico foi valente. Não se deixou intimidar pela pressão rubro-negra no final e soube lutar até o fim para sair com a vitória que não ocorria desde o dia 30 de março de 2014.

Ficha do jogo

Náutico 2

Tiago Cardoso; David, Tiago Alves, Ewerton Páscoa e Manoel; Rodrigo Souza, João Ananias, Marco Antônio (Giovanni, aos 33’ do 2ºT) e Dudu; Alison (Maylson, aos 29’ do 2ºT) e Erick (Jefferson Renan, aos 22’do 2ºT). Técnico Milton Cruz.

Sport 1

Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Mansur (Caio, aos 35’ do 1ºT); Rithely (André, aos 8’ do 2ºT), Ronaldo, Everton Felipe (Juninho, aos 38’ do 2ºT), Diego Souza e Rogério; Leandro Pereira.

Estádio: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Árbitro: Luiz Carlos Sobral. Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Marcelino Castro de Nazaré. Gols: Marco Antônio (aos, 8’ do 2ºT) e Erick (aos 18’ do 2ºT) (N); Ronaldo Alves (aos 25’ do 2ºT). Cartões amarelos: Mansur, Ronaldo e Leandro Pereira(S); João Ananias, Marco Antônio e Rodrigo Souza (N). Público: 6.419 pessoas. Renda: R$ 128.915,00.