Náutico

NÁUTICO

Buscando elenco mais experiente, média dos contratados do Náutico é de 28,6 anos

Perfil se encaixa no desejado por técnico, que quer time "cascudo" na Série C

postado em 12/12/2017 21:20 / atualizado em 12/12/2017 22:32

Ricardo Fernandes/DP
Durante o processo de remontagem do elenco do Náutico para 2018, o técnico Roberto Fernandes adiantou que gostaria de ter uma equipe experiente para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Ou nas palavras do treinador, um time "cascudo". E pelo menos até agora, o perfil dos jogadores anunciados pelo clube visando a próxima temporada se encaixam nesse parâmetro. A média de idade dos oitos primeiros contratados alvirrubros é de 28,6 anos, superior, por exemplo, à do time-base que disputou a última Série B (e foi rebaixado), que era de 26,8 anos.

Para se ter uma ideia, dos oito atletas já anunciados, quatro estão na casa dos 30 anos, sendo que três deles já atingiram os 32. Casos do atacante Thiago Cunha, do zagueiro Camacho e do volante Negretti. O outro desse grupo é o meia Wallace Pernambucano, que em fevereiro completará 31 anos.

Por outro lado, o jogador mais jovem a assinar contrato com o Náutico para 2018 é o atacante Fernandinho, de 23 anos. Os demais, apesar de ainda não três décadas de vida, também já possuem certa experiência. Caso do volante Hygor, 28, do meia Júnior Timbó, 27, e do lateral-esquerdo Gabriel Araújo, 25. 

Do time que terminou a Série B como titular e permanecem no elenco, outros dois atletas também não chegaram aos 30 anos, com o goleiro prata da casa Jefferson somando 24 e o lateral-esquerdo Ávila com 28.

"A Série C não é uma divisão de revelação. Se pegar os clubes que conquistam o acesso, a média de idade da equipe titular é 28 ou 29 anos. Vamos precisar de uma sustentação da base, mas no segundo semestre, a Série C é uma competição cascuda. Não é uma divisão de garotos. A própria competição dá esse direito. A quantidade de jogos é quase a metade da Série B e só aos finais de semana. Com isso se pode ter jogadores mais experientes atuando em alto rendimento porque há tempo suficiente para descansar para o próximo jogo. Isso tem sido conversado com a direção", explicou Roberto Fernandes, ainda no início de novembro, antes do término da Série B. O discurso está sendo colocado na prática.
 

A idade dos jogadores contratados

Thiago Cunha - 32 anos
Wallace Pernambucano - 30 anos
Hygor - 28 anos
Negretti - 32 anos
Gabriel Araujo - 25 anos
Júnior Timbó - 27 anos
Camacho - 32 anos
Fernandinho - 23 anos

Média de idade - 28,6 anos