Náutico

NÁUTICO

Presidente da FPF diz que não recebeu pedido do Náutico por torcida única: 'Bobagem'

Para Evandro Carvalho, medida não irá diminuir a violência em dia de jogos e citou São Paulo como exemplo onde alternativa não surtiu efeito

postado em 17/01/2019 15:33 / atualizado em 17/01/2019 16:43

Ricardo Fernandes/DP
Um dia depois de comunicar que irá solicitar ao Ministério Público a presença de torcida única em jogos do Náutico nos Aflitos pela Copa do Nordeste e nos clássicos estaduais, o pedido ainda não foi protocolado junto à Federação Pernambucana de Futebol, segundo o presidente da entidade Evandro Carvalho. Em entrevista ao Superesportes, o dirigente, por sinal, se colocou completamente contrário a ideia alvirrubra. Para o mandatário da FPF, a realização de jogos com apenas a torcida mandante é uma "bobagem inócua" no que diz respeito ao combate à violência.

Para ilustrar seu pensamento, Evandro usou exemplos de jogos com torcida única em São Paulo, que segundo ele não resolveram o problema causados pelas uniformizadas. "Essa é uma ideia absolutamente infrutífera. Não traz efeito nenhum. Em São Paulo tem jogo de torcida única e os caras brigam do lado de fora. Brigam na cidade toda. Isso é um problema de segurança pública. O policiamento é pequeno e você tem um índice de violência social muito alto. Isso não tem nada a ver com futebol. O fato de ter torcida única não altera em nada", destacou.

Mesmo assim, o presidente da FPF ainda aguarda a solicitação do Náutico para poder acionar o Ministério Público sobre o pedido. Apesar de, novamente, enxergar restrições no pedido alvirrubro. "Presumo que o Náutico vai fazer um pedido que proíba as torcidas de outros estados de virem ao Recife. Como, por exemplo, a torcida do Santa Cruz é proibida de assistir jogos na Paraíba. Mas você não pode fazer isso contra quem nunca fez nada de errado", pontuou.

"A torcida do Sampaio Corrêa, por exemplo, que nunca veio aqui para provocar brigas. Como se pode proibir um cidadão maranhense, torcedor do Sampaio, que nunca se envolveu em briga, de vim aqui comprar um ingresso para um jogo? O que se pode proibir é aquela torcida que se envolveu em confusão. Como por exemplo essa do Fortaleza que veio aqui e brigou na rua. Ela sim pode ficar proibida de assistir os jogos, seja do Náutico, Santa Cruz, Sport ou Íbis. Mas a proibição tem que ser para a torcida e não genérica. Não é para o torcedor comum e sim para a organizada. Não se pode ser responsabilizado quem não cometeu crime. Essa ideia de torcida única é uma bobagem absolutamente inócua. Não serve para nada", encerrou Evandro.