Náutico

NÁUTICO

Só atrás de João Pedro e à frente de Rodrygo: Thiago é o vice-artilheiro sub-18 do país

Destaque do Náutico, o atacante aumentou faro de gol nas últimas rodadas; no Brasil, apenas 12 atletas da categoria são utilizados nas três divisões

postado em 02/08/2019 21:00 / atualizado em 02/08/2019 21:36

<i>(Foto: Fotos: Mailson Santana/ Fluminense F.C.; Léo Lemos/ CNC; Reprodução/ Twitter)</i>
A transição entre os jogadores da base para a equipe principal não é simples. É comum, por diversos motivos, os jovens atletas, quando recém-integrados ao time de cima, terem dificuldades e demorarem a apresentar o nível demonstrado nas categorias inferiores. Ou até mesmo, definitivamente, não conseguirem repetir aquelas atuações e terem uma carreira aquém do esperado. Entretanto há também uma parcela - pequena, é verdade - de promessas que não sentem esta passagem e rapidamente deixam de sê-lo para se consolidar entre as principais peças do elenco.

É o exemplo do atacante Thiago. Alçado ao time principal do Náutico no início desta temporada, o atacante tem demonstrado grande regularidade não apenas com boas jogadas e personalidade para driblar os marcadores, mas, recentemente, tem demonstrado também faro artilheiro. Nas últimas nove partidas, balançou as redes adversárias cinco vezes. Agora, com oito gols em 35 jogos no ano, o prata da casa é o vice-artilheiro entre jogadores sub-18 - nascidos a partir de 2001 - do Brasil que atuam no time profissional.

O bom momento vivido com Thiago deu ao jogador no início de maio uma convocação para a seleção brasileira da categoria, onde passou uma semana treinando na Granja Comary.

O aumento desse ‘faro’ do prata da casa, aliás, coincide justamente com a chegada do técnico Gilmar Dal Pozzo. Em cinco meses com o antigo treinador Márcio Goiano foram apenas três gols. Já com o atual comandante, por sua vez, contratado em maio, este número aumentou.

“Momento de maturidade, crescimento. Ele tem muita qualidade. Mas ele requer maturidade, comportamentos, reações. É um menino que precisa de orientação. E é isso que eu procuro fazer com os atletas da base, dando essa tranquilidade, mas também dando essa responsabilidade para ele”, avaliou Dal Pozzo.

À frente do alvirrubro, apenas o atacante João Pedro, do Fluminense. E com ‘vantagem’ mínima. O jogador do tricolor carioca tem nove gols na temporada. Thiago, inclusive, tem mais gols que Rodrygo - considerado o principal jogador da categoria -, ex-santos e atualmente no Real Madrid após ser vendido por R$ 193 milhões. Antes de deixar o país em junho, marcou cinco vezes defendendo o alvinegro.

“Quando ele chega na seleção é um trabalho de excelência ou quando ele for para um time maior vai ser trabalho de excelência. E ele não pode se contentar apenas com o momento que ele está vivenciando. Então a gente capacita eles, dá o suporte necessário para ele ter um crescimento. Então o crescimento que Thiago teve foi mais no comportamento. Porque ele está jogando muita bola”, avaliou o treinador. 

O precoce destaque de Thiago é expressivo não apenas pela sua efetividade em número de jogos, boas atuações e, agora, gols, mas também ao analisar o contexto geral de jogadores com menos de 18 anos no Brasil. Ao analisar os 60 times das primeiras divisões, apenas 12 jogadores com no máximo esta idade foram aproveitados em 2019. Na Série C, competição que o Náutico disputa, o atacante alvirrubro é o único.

Na elite do futebol nacional, apenas seis equipes utilizaram jogadores desta faixa etária, com destaque para o Fluminense de João Pedro. Além dele, Marcos Paulo (2 gols) e Miguel Silveira foram usados. Em seguida, aparece o Santos de Rodrygo e Kaio Jorge. Por fim, o Cruzeiro com o meia Maurício; o Flamengo, com Reinier; o Fortaleza, com Diguinho; e o Vasco com Tales Magno. 

Na Série B, mais quatro times, com destaque para o Atlético-GO. A equipe goiana utilizou o zagueiro Luan e o atacante Riquelme (um gol). Na sequência, vêm Coritiba, com Igor Jesus (dois gols); o Criciúma, com Julibar (dois gols); e o Vila Nova, com Anderson.

Thiago, aliás, é o vice-artilheiro do Náutico na temporada, atrás apenas de Wallace Pernambucano, que marcou 12 vezes no ano. A única competição de 2019 em que o atacante não marcou foi a Copa do Brasil, onde atuou apenas 45 minutos. Na Série C são cinco gols, Campeonato Pernambucano dois gols e Copa do Nordeste um gol. Foi dele, inclusive, o gol no retorno aos Aflitos, em dezembro de 2018, diante do Newell’s Old Boys.

Artilheiros sub-18 do Brasil em 2019
1º - João Pedro (Fluminense) - 9 gols em 18 jogos
2º - Thiago (Náutico) - 8 gols em 38 jogos
3º - Rodrygo (ex-Santos) - 5 gols em 20 jogos
4º - Igor Jesus (Coritiba) - 2 gols em 11 jogos
4º - Marcos Paulo (Fluminense) - 2 gols em 15 jogos
6º - Riquelme (Vila Nova) - 1 gol em três jogos
6º - Julibar (Criciúma) - 1 gol em 18 jogos