Náutico

SÉRIE C

Náutico deixa festa e extracampo de lado e encara Juventude por vaga na final da Série C

Jogo também marca reencontro do técnico Gilmar Dal Pozzo com cidade gaúcha, onde começou a carreira no futebol e tem forte identificação

postado em 14/09/2019 14:45 / atualizado em 14/09/2019 14:55

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Fotos)</i>
Os momentos vividos pelos torcedores do Náutico no último domingo no estádio dos Aflitos contra o Paysandu ainda estão frescos na memória. E devem ficar por um bom tempo. Mas é hora de baixar a euforia, deixar de lado também o extracampo, com o Paysandu tentando via STJD anular a partida, e dar sequência a uma caminhada que ainda não terminou. E que pode levar o Timbu a mais um grande momento de alegria no ano. Neste domingo, às 18h, o Náutico vai até Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, encarar o Juventude no estádio Alfredo Jaconi pelo jogo de ida da semifinal.

O duelo, que terá o jogo de volta a princípio marcado para o domingo seguinte, desta vez nos Aflitos (corre o risco de mudar de data), classifica apenas um time para a grande da decisão. E pelo discurso adotado por quase todo elenco após o jogo contra o Paysandu é de que o Náutico quer sim o título da competição, o que seria inédito na história do clube.

A Serra Gaúcha protagonizará também um encontro de velhos conhecidos. Foi lá que o atual técnico do Náutico, Gilmar Dal Pozzo, iniciou sua carreira como goleiro profissional. Foram nove temporadas defendendo as cores do Caxias. Foi lá também que viveu a maior conquista do time Grená: o título gaúcho em 2000, sendo comandado pelo técnico Tite, contra o Grêmio, de Ronaldinho Gaúcho. Além disso, também comandou o Juventude em 2017. Conhecimentos que podem agregar um pouco mais a favor do Náutico no domingo.

“Todas as experiências que a gente tem na vida servem de aprendizado. O fato de eu ter jogado 10 anos no Caxias foi meu melhor momento pelo Caxias. Depois tive a oportunidade de treinar o Juventude. E ainda tem o Veranópolis que me projetou como técnico, trabalhando por quatro anos. Enfim, na Serra Gaúcha eu tenho uma história muito bonita, onde meus pais moram lá até hoje (a mãe já é falecida). No futebol essas experiências contribuem. É mais uma decisão. Conhecer o adversário, conhecer a atmosfera, conhecer o clima, isso tudo contribuiu para passar aos atletas a confiança”, revelou o treinador alvirrubro.

O Alfredo Jaconi receberá também a presença de familiares e amigos do treinador. Por conta disso, Dal Pozzo disse que a responsabilidade será maior. E pediu postura de time de Série B ao Náutico. “Hoje o Náutico tem que ter postura de Série B e futebol de Série B. Jogar e marcar da mesma forma e assumir essa responsabilidade. Fomos nós que conquistamos por merecimento, mas agora a responsabilidade aumenta. Do técnico, com a melhor estratégia, e do jogador jogar mais do que vinha jogando. É um desafio bom. Não quero mais voltar para a C”, finalizou.

O time

O Náutico terá alguns problemas para este jogo. Com quatro atacantes vetados (Thiago, Rafael Oliveira, Paulinho e Odilávio) pelo departamento médico, Dal Pozzo revelou a possibilidade do time jogar com três zagueiros. Vale lembrar que Diego Silva, expulso contra o Paysandu, está fora.

Juventude

O time gaúcho terá, ao menos, um desfalque certo para o jogo. Ex-Sport, o atacante Carlos Henrique teve ruptura total do ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo. Com isso, não joga mais nesta temporada.

FICHA TÉCNICA

Juventude
Carné; Vidal, Genilson, Sidimar e Eltinho; João Paulo, John Lennon, Aprille e Renato Cajá; Dalberto e Rafael Bastos. Técnico: Marquinhos Santos. 

Náutico
Jefferson; Hereda, Lombardi, Camutanga e Rafael Ribeiro; Hereda, Josa, Jiménez, Jhonnatan (Jean Carlos) e Wilian Simões; Wallace Pernambucano e Álvaro (Matheus Carvalho). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Local: Estádio Alfredo Jaconi (Caxias do Sul/RS)
Data: 15/09 (Sábado)
Horário: 18h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)