Náutico

NÁUTICO

Edno Melo é reeleito por aclamação e faz maioria no novo Conselho Deliberativo

Chapa da situação, encabeçada por Alexandre Carneiro, terá 186 dos 270 conselheiros, enquanto oposição ficará com 77 assentos

postado em 08/12/2019 19:28 / atualizado em 08/12/2019 21:07

(Foto: Léo Lemos/Náutico)
As eleições para o executivo do Náutico eram mera formalidade, afinal a chapa do atual presidente Edno Melo foi a única inscrita ao pleito deste domingo. Assim, recebeu 1.150 dos 1.198 votos dos sócios alvirrubros e teve a sua reeleição por aclamação, sendo o primeiro presidente a se manter no cargo para um novo biênio, desde Ricardo Valois (2004 a 2007).
 
 
"2020 vai ser um ano para a gente manter a nossa austeridade, pés no chão. Mostrar à torcida que isso é que vai dar certo. Mostrar à torcida que nesse momento a gente precisa ter seriedade, serenidade e traçar os objetivos e cumpri-los. E isso está dando certo no Náutico. O Náutico unido é muito difícil de ser batido", disse Edno Melo.

"Então é esse recado fica para a torcida, para os sócios que estão vendo o trabalho sendo desenvolvido. O que está sendo planejado está sendo executado de maneira maestral. A gente não consegue fazer nada que não seja planejado", concluiu. 

Seis urnas - com sistema de voto manual - estiveram a postos para receber os associados aptos a pleito no clube, em um cenário de tranquilidade, sem filas e muito menos aglomerações.

Conselho deliberativo

O cenário calmo estendeu-se também às eleições do Deliberativo, que ocorreu paralelamente ao Executivo. Com um clima tenso nos bastidores, as eleições não tiveram problemas, sendo a chapa 'Pra cima Náutico', encabeçada por Alexandre Carneiro, a que terá mais assentos no nova formação do órgão, com 186 dos 270 conselheiros.

Como para o quadriênio 2020/2023 a composição do Conselho Deliberativo será proporcional ao percentual que cada chapa obteve nas urnas.

Da mesma forma, as chapas oposicionistas também terão seus representantes. A “Náutico é amor, Aflitos para sempre', encabeçada por Raphael Gazzaneo, terá 34 lugares no Conselho. Assim como a chapa 'Somos Todos Náutico', de Newton Moraes, contará com 43 cadeiras.

A eleição para a presidência do órgão ocorrerá em janeiro, com os votos dos conselheiros eleitos. Porém, a tendência é que Alexandre Carneiro, que ocupou o cargo de vice presidente jurídico na primeira gestão de Edno Melo, seja empossado para o cargo.

Bastidores tensos até o último sábado

Até as últimas 24 horas antes do início do pleito, havia indefinição quanto aos participantes. Isso porque a candidatura de Newton Moraes havia sido impugnada por conta de uma ação contra o clube há três anos. Na ocasião, em 2016, Newton moveu uma ação contra o clube questionando a eleição do atual presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Ventura. alegando que Ventura não poderia assumir o cargo por ter sido feito parte da diretoria executiva da gestão anterior, como vice-presidente de Glauber Vasconcelos.

Na noite do último sábado, no entanto, em reunião da Comissão Eleitoral na sede do clube, foi decidida a sua aptidão para concorrer normalmente ao cargo.