Náutico

NÁUTICO

Recheado de velhos conhecidos, conheça o River-PI, adversário do Náutico no Nordestão

Galo é comandando por Márcio Goiano, técnico antecessor de Gilmar dal Pozzo

postado em 22/01/2020 19:15

(Foto: Victor Costa/River AC)
Além das dificuldades enfrentadas pelo fato de estar estreando em uma nova competição, a Copa do Nordeste, na qual, o time é o único do Trio de Ferro que não possui uma taça, o Náutico ainda terá no banco de reservas do River-PI um “inimigo íntimo”. Trata-se do técnico Márcio Goiano, que antecedeu Dal Pozzo, atual técnico alvirrubro, que comandou a conquista do primeiro campeonato nacional do clube. 

O treinador chegou ao Náutico em maio de 2018, para ocupar a vaga deixada por Roberto Fernandes, quando pegou o time na zona do rebaixamento da Série C. Em uma arrancada espetacular a partir da segunda metade do primeiro turno da competição, conseguiu se classificar na primeira posição do Grupo A, mas caiu diante do Bragantino no mata-mata. Mesmo assim começou o ano de 2019 e foi vice-campeão pernambucano após perder final para o Sport. Acabou deixando o Timbu após um início ruim na Série C, depois de uma derrota, em casa, por 1 a 0 para o Ferroviário-CE. Ao todo, foram 43 partidas, com 23 vitórias, dez empates e dez derrotas, um aproveitamento de 61,2% dos pontos disputados.

Essa passagem por Recife fez com que o técnico trabalhasse e, assim, conhecesse o estilo de jogo de vários dos jogadores do atual elenco do Timbu, entre eles lateral-direito Hereda, os zagueiros Rafael Ribeiro, Camutanga (ambos lesionados) e Diego Silva; os volantes Rhaldney, Jhonnatan (também machucado), Wagninho e Josa; o meia Lucas Paraíba e o atacante Jorge Henrique.

Jogadores

Além do técnico, o River-PI conta com diversos jogadores que são velhos conhecidos da torcida pernambucana. Ao todo, dos 33 atletas do plantel comandado por Márcio Goiano, oito tiveram passagens pelo futebol pernambucano, desde os mais conhecidos como Mondragón (ex-Salgueiro), João Ananias (ex-Náutico e Santa Cruz), Bismarck (ex-Santa Cruz) e Érico Júnior (ex-Sport), até jogadores com menos visibilidade como o goleiro Flávio Henrique, que foi revelado pelo Sport e atuou pelo Timbaúba, o zagueiro Wagner Silva, que foi contratado para atuar pelo Leão em 2012, o volante Gustavo Henrique, que foi revelado pelo Timbu, além do meia Carlos Henrique, que ganhou projeção pelo Porto de Caruaru. 

O destaque da equipe é o experiente atacante Eduardo. O jogador de 39 anos teve passagens pelo futebol suíço (Grasshopper) e na França (Guingamp, Lenz, Ajaccio e Metz). O centroavante está na sua terceira passagem pelo River-PI desde 2014, quando foi contratado pela primeira vez. Pelo Galo, o avançado tem a expressiva média de 0,5 gol/jogo, com 62 partidas disputadas e 31 gols marcados.