Náutico

NÁUTICO

"Um time que encanta": Náutico tem torcida mais fiel do Nordeste, aponta levantamento

Timbu é seguido por Sport, Vitória, Santa Cruz e Ceará no ranking de fidelidade das torcidas do Nordeste, região com o maior percentual de "mistos"

postado em 22/05/2020 16:40 / atualizado em 22/05/2020 16:45

(Foto: Caio Falcão/CNC)
Os versos "Náutico, teu caminho é de luz. Tua força e tua garra fascina e seduz", que estão presentes no hino oficial do clube e na vida dos alvirrubros, se materializaram na realidade com a divulgação da pesquisa Ibope/Repucom, que mede o grau de fidelidade dos torcedores. Segundo os dados obtidos com o levantamento, os adeptos do Timbu se mostraram os mais fiéis ao seu clube entre todos os nordestinos, uma vez que 73% dos alvirrubros questionados apontaram que a equipe Timbu é sua primeira opção em relação ao amor pelo esporte.

Além do Náutico, puxam a fila dos nordestinos o Sport com 70% e o Vitória com 66%. O Santa Cruz aparece em quarto lugar com 65% do seu percentual de torcedores, sendo seguido de perto pelo Ceará. Os piores percentuais representados pela amostragem do levantamento é apresentado entre adeptos do Campinense e do Sampaio Corrêa, que entre os mais de oito mil entrevistados tiveram menos de 1% de citações como primeira opção. 

A pesquisa ainda aponta que o Nordeste é a região com o maior percentual de torcida mista do Brasil. Dos quase 28 milhões de aficcionados por futebol da região, quase metade - 48% deles - indicou torcer por mais de um clube, algo que gira em torno dos 13,2 milhões de seguidores. A região com menor índice é o Sudeste, com 33%, porém é que possui maior números absolutos, com mais de 17 milhões de mistos. 

A nível nacional, as torcidas mais fiéis do Brasil são as da dupla Grenal. De acordo com a pesquisa do Ibope, Internacional e Grêmio possuem 89% da sua torcida como primeira opção entre os seus torcedores. Maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians também superaram os 80%, com 81% e 82%, respectivamente. Entre as equipes mais tradicionais do país, a mais mal sucedida foi o Botafogo, que apresentou apenas 55% dos seus torcedores tendo o Alvinegro como primeira opção. 

Nas redes sociais, o Náutico comemorou o bom resultado na pesquisa agradecendo a sua torcida, desde o seu reencontro com o clube na volta aos Aflitos e que foi fundamental na campanha do título da Série C do Campeonato Brasileiro.