Náutico

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Com título do Salgueiro, Náutico fica fora do Nordestão; veja distribuição das vagas

Além de perder Nordestão, Timbu ainda periga na Copa do Brasil; Carcará retorna para sexta participação nas copas regional e nacional

postado em 06/08/2020 10:15 / atualizado em 06/08/2020 11:32

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Depois de o Salgueiro conquistar o Campeonato Pernambucano, acabaram os sonhos do Náutico de alcançar uma vaga na Copa do Nordeste de 2021. Com o título, o Carcará, que já estava na Série D e na Copa do Brasil, tomou para si a última vaga em aberto para o Regional. Ganhando nos pênaltis por 4 a 3 do Santa Cruz na final, além de garantir a vaga para o regional, o Carcará tirou as chances do Náutico de participar do Nordestão. 
 
Desde o retorno da Copa do Nordeste, em 2013, esta será a terceira vez que o Timbu fica fora da disputa regional, não tendo participado da primeira edição e também da de 2016. O Salgueiro, por sua vez, retorna após participar das edições 2013, 2015, 2016, 2018 e 2019, chegando ao seu sexto Nordestão. Outra novidade fica para o Santa Cruz, que terá a missão de manter o aproveitamento de 100% de classificações pernambucanas na fase da Pré-Copa do Nordeste, da qual participará pela primeira vez.
 
Além do Carcará, o Sport, mesmo disputando o quadrangular do rebaixamento, irá participar do regional de 2021 por causa da sua classificação no Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC), onde ocupa a melhor posição entre os times pernambucanos. A boa posição nacional no RNC também garante ao Leão uma vaga na Copa do Brasil. O mesmo critério é usado para a classificação regional do Santa Cruz. Além disso, como recompensa por chegar na finalíssima do Pernambucano, também irá à Copa do Brasil.

Sem vaga no Regional do ano que vem o Náutico só poderá participará da Copa do Brasil se garantir uma boa posição no RNC de 2021, divulgado ao final dessa temporada. Os dez primeiros clubes no ranking, que não conseguirem direta nos estaduais também são levados à Copa, em um recorte que costuma ir até uma posição próxima à que o Náutico ocupa hoje no RNC, precisando ganhas posições para ter uma garantia mais tranquila. Outra forma do Timbu conseguir essa vaga, seria se consagrando campeão brasileiro da Série B.
 
Por último, outro time pernambucano que já conquistou sua vaga de forma histórica para a Copa do Brasil foi o Rêtro, após fazer a melhor campanha entre os não finalistas na primeira fase do Estadual. Agora pela primeira vez em seus breves anos de vida, o time de Camaragibe irá participar de um campeonato nacional.
 
CONFIRA TODAS AS VAGAS PARA PERNAMBUCO EM 2021 
 
Copa do Brasil - Salgueiro, Santa Cruz, Retrô e Sport (Náutico ainda tem chances)
Copa do Nordeste - Salgueiro e Sport
Pré-Copa do Nordeste - Santa Cruz
Série D - Salgueiro e Retrô (Central e Afogados ainda têm chances)