Copa do Mundo

Sétimo dia da Copa será marcado por embates entre 'Davis e Golias'

Favoritos ao título mundial, Portugal, Uruguai e Espanha enfrentam, respectivamente, as mal cotadas seleções de Marrocos, Arábia Saudita e Irã

postado em 20/06/2018 07:00 / atualizado em 19/06/2018 21:43

Reprodução
 
Diz a Bíblia que no sétimo dia Deus descansou. E nesta quarta-feira (20/6), quando a Copa do Mundo da Rússia chega ao sétimo dia, algumas seleções poderão ser dar ao luxo de fazer o mesmo. Pelo menos na teoria. É que três favoritas ao título mundial — Portugal, Uruguai e Espanha — vão enfrentar três equipes tecnicamente inferiores: Marrocos, Arábia Saudita e Irã, respectivamente.

Seguindo a linha das analogias bíblicas, serão verdadeiros confrontos de Davis contra Golias. Marrocos, Arábia Saudita e Irã estão entre os dez participantes da Copa mais mal avaliados no ranking da Fifa. Ocupando a 67ª posição no ranking da Fifa, a Arábia Saudita é a pior seleção do Mundial. O Marrocos, por sua vez, é a oitava pior equipe (42ª no ranking Fifa), pouco abaixo do Irã, 36ª equipe no ranking da Fifa e 10ª seleção mais fraca entre as 32 que estão na Rússia. Os iranianos, aliás, foram os únicos a vencerem na estreia (1 a 0 diante do Marrocos, com um gol contra aos 50 minutos do segundo tempo).

Para se ter uma ideia, a seleção portuguesa — atual campeã da Eurocopa — é a 4ª no ranking da Fifa, atrás apenas de Alemanha, Brasil e Bélgica. Campeã do mundo em 2010, a Espanha é a 8ª da lista. Já o Uruguai, que tem duas Copas do Mundo no currículo, é o 14º na classificação da entidade máxima do futebol.
 
 

O primeiro desses três embates acontece às 9h (horário de Brasília), em Moscou. Depois de empatar com a Espanha na estreia, Portugal vai tentar buscar a primeira vitória sobre o Marrocos. Para isso, os lusitanos apostam no talento sobrenatural de Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do mundo pela Fifa marcou os três gols da primeira partida e é um dos artilheiros da Copa da Rússia. Já os marroquinos, depois de perderem para o Irã com um gol contra, precisam da vitória para continuar sonhando com a chance de avançar às oitavas de final.

O segundo Davi x Golias do dia será também o mais discrepante. Cinquenta e três posições separam Uruguai e Arábia Saudita no ranking da Fifa. As duas seleções se enfrentam às 12h (horário de Brasília), em Kazan. Dona de um dos melhores ataques do mundo, formado por Suárez e Cavani, a Celeste sofreu para vencer o Egito na estreia (e só conseguiu — veja só que ironia — com um gol do zagueiro José Giménez aos 44 do segundo tempo). A Arábia Saudita, por sua vez, foi atropelada pela dona da casa, Rússia, por 5 a 0.

O último confronto será entre Irã e Espanha, às 15h (horário de Brasília), em São Petersburgo. Os iranianos venceram na estreia, a despeito da má atuação. Exatamente o oposto da Roja, que jogou bem, mas acabou esbarrando em uma noite inspirada de Cristiano Ronaldo e ficando apenas no empate com Portugal. Agora, os europeus precisam da vitória para evitar repetir o vexame de 2014, quando chegaram ao Brasil como campeões e voltaram para casa ainda na primeira fase.