Copa do Mundo

SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil vai perder da Costa Rica, projeta estudioso que previu empate com a Suíça

Escritor e jornalista Felipe Porto diz que, com base na análise dos bio-ritmos de cada jogador, a Seleção deve sair derrotada no segundo jogo

postado em 21/06/2018 20:00 / atualizado em 22/06/2018 07:54

Christophe Simon/AFP
Sei que, neste momento, você deve estar muito feliz com a derrota da Argentina. Mas, infelizmente, temos más notícias. O Brasil também vai perder da Costa Rica nesta sexta-feira (22/6). Pelo menos é o que projeta o escritor e jornalista radicado em Brasília Felipe Porto. E não é apenas uma previsão. Ele garante estar embasado na ciência, ao analisar os bio-ritmos dos jogadores das duas seleções.

Porto explica que os bio-ritmos são uma "função biológica natural descoberta por cientistas, médicos, professores e psicólogos no começo do século passado". Segundo essa corrente de estudos, cada tem pessoa tem ao menos três ciclos: Físico, Emocional e Intelectual, que podem estar em alta, baixa ou em transição (os chamados pontos críticos), dependendo da época do mês. É como se cada um deles funcionasse exatamente como um ciclo menstrual, sendo que o Físico tem 23 dias; o Emocional, 28; e o Intelectual, 33.

Todos esses ciclos começam do zero no dia do nosso nascimento. Por isso, para analisar o bio-ritmo de cada jogador, Porto precisa saber apenas a data de aniversário deles. Depois, coloca os dados em um sistema que gera um gráfico mostrando como está cada um dos ciclos. Dessa forma, o escritor — que diz não gostar de futebol — afirma já ter projetado os resultados de jogos do Brasil desde a Copa passada, incluindo o 7 x 1 para a Alemanha e o empate diante da Suíça no último domingo (17/6). "É como previsão meteorológica. Não tem nada de tão especial acertar", dispara.

Para a partida contra a Costa Rica, Porto prevê uma derrota do Brasil. Os cálculos de bio-ritmo apontam que Neymar e Gabriel Jesus serão os piores em campo. O craque do PSG estaria "longe de seu melhor momento, que só vai acontecer na terceira partida, contra a Sérvia". Já o camisa 9 "tem altas chances de sair machucado". As esperanças, segundo os gráficos, são o volante Casemiro e o meia Renato Augusto, único do grupo que, no dia do confronto, estará com os três ciclos no auge.

O escritor faz questão de reafirmar que os bio-ritmos são uma ciência e não um exercício de futurologia. De acordo com Porto, várias seleções europeias usam essas análises na hora de escalar os jogadores. A própria CBF teria demonstrado interesse no método. Mas as negociações, segundo o jornalista, acabaram frustradas com a saída de Dunga do comando da equipe. 

Exatamente por ser uma ciência, Porto diz não ter problemas em errar suas previsões: "O maior objetivo é errar se as coisas estiverem ruins. O que a gente busca é, com essas advertências, evitar que coisas ruins aconteçam". Questionado sobre quais conselhos daria a Tite para evitar a derrota contra a Costa Rica, ele alerta para os goleiros — "Os três estarão em um dia ruim. Se a bola chegar lá atrás vai ser um Deus nos acuda" —, pede a entrada de Renato Augusto e faz uma sugestão ousada: "Neymar e Gabriel deveriam ser poupados". E agora, Tite?

Confira a análise feita por Felipe Porto para cada jogador:

Alisson - estará em dia crítico Emocional, semicrítico Físico e continua em péssima fase Intelectual, como na partida anterior, onde acabou sofrendo um gol considerado como um "frango".

Thiago Silva - em duplo semicrítico Físico e Intelectual, embora com o Emocional positivo, pode ter muito ânimo, mas vai faltar disposição e não terá uma boa visão do jogo.

Miranda - duplo semicrítico Físico e Intelectual e com o Emocional no pior momento.

Marcelo - Físico e Intelectual ótimos, mas com o Emocional bem baixo.

Fagner - estará com o Intelectual ótimo , mas com Emocional negativo e Físico crítico

Casemiro - triplo positivo, embora nada de sensacional, mas pelo menos é um dos jogadores com as melhores curvas do Bio-Ritmo para essa partida e tem boas chances de marcar pelo menos um gol.

Philippe Coutinho - continua muito bem fisicamente, melhorando da parte mental, mas pode demonstrar muito nervosismo com a Emocional em dia crítico. Se controlar os nervos, tem tudo para continuar brilhando como fez contra a Suíça, marcando o gol que salvou o Brasil de uma derrota humilhante.

Paulinho - também está subindo no aspecto Intelectual. O Emocional se encontra no pico, mas na parte corporal, em dia perigoso, podendo se cansar com facilidade ou mesmo sofrer contusões.

Willian - continua em boa fase física, mas intelectual e emocionalmente entrou em período desfavorável e terá um rendimento bem abaixo em relação ao jogo contra a Suíça.

Gabriel Jesus - continua com os três ciclos em péssimo momento, com a diferença que o Físico estará em dia de alto risco e, com isso, tende a se esgotar rapidamente e tendo altas chances de sair machucado.

Neymar - também continua com os ritmos mental e corporal em baixa, mas pelo menos o que rege os nervos está melhorando, o que significa que ainda está longe de seu melhor momento, que só vai acontecer na terceira partida, contra a Sérvia.