RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?

Barça x Real Madrid: um Superclássico de várias faces

Da redação do Super Esportes DF - Correio Braziliense

(0) Comentários | Comentar | Votação | Tags: celular 

Publicação:

15/04/2011 21:21

 

Atualização:

16/04/2011 14:06

Reuters
Cristiano Ronaldo x Messi. Uma das atrações do clássico desta tarde

Superclássico. Poucos dérbis futebolísticos no planeta Terra sustentam este adjetivo sem questionamentos. Poucos atraem tanta atenção, brilham por suas estrelas, fervem pela rivalidade histórica ou reúnem tantas voltas olímpicas num só jogo. Pela primeira vez, os fãs do duelo assistirão à quatro partidas decisivas entre Real Madrid e Barcelona num intervalo de 17 dias. A primeira delas, já neste sábado, pelo Campeonato Espanhol (16/4), às 17h no Santiago Bernabeu.

Vários são os aspectos que tornam especiais estes quatro confrontos (16/4 no Espanhol, 20/4 na final da Copa do Rei, 27/4 e 3/5 na Liga dos Campeões da Europa). Ainda que José Mourinho, Josep Guardiola, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi desviem a atenção geral, existem outros fatores que diferenciam estes jogos dos demais. Confira a lista do Super Esportes:

Três taças em jogo

Barça e Madrid estão em outro patamar, muito distante comparado ao dos demais clubes na Liga espanhola. Juntos, conquistaram 51 dos 77 troféus disputados até hoje no campeonato nacional (31 do Real Madrid, 20 do Barcelona). Na Copa do Rei, a mesma história. 42 títulos em mais de cem edições (25 do Barcelona, 17 do Real Madrid). Entre eles, quatro decisões, com duas vitórias para cada lado (a última em 1989/90).

A Liga dos Campeões nunca decidiram, mas à exemplo desta temporada, chegaram a semifinal em 2002, com triunfo do Real Madrid de Zidane, Figo, Raúl e companhia. Curiosamente, naquela Champions o outro finalista também saiu de um confronto entre o Manchester United e uma equipe alemã, no caso o Bayer Leverkusen de Ballack e Lúcio.

No entanto, nunca os dois rivais protagonizaram jogos decisivos nos tres campeonatos num período de tempo tão curto. Quanto a Copa do Rei (no estádio Mestalla, em Valência) e à Liga dos Campeões, duelos abertos sem que ninguém arrisque apontar favoritos, à exceção de Pep Guardiola, que elogiou bastante o arquirrival. Os jogadores do Madrid chutam melhor, saltam mais, são mais rápidos e mais fortes que nós. Nunca vi uma equipe que jogue como eles. Em três toques estão na cara do gol. Nós temos que trabalhar a jogada desde Valdés para criar uma chance, eles precisam de três segundos", comentou.

Já no Campeonato Espanhol, que recebe o primeiro round dos quatro, um empate ou vitória do Barça pode selar o destino do troféu rumo à Catalunha. Faltando sete rodadas para o final, oito pontos o distanciam dos "Merengues" na tabela de classificação em 2010/11. Visto que os "Blaugranas" perderam apenas um jogo durante toda La Liga, difícil imaginar que deixem a vantagem cair muito.

Interesse mundial

De acordo com estudo da agência midiática "Prime Time Sport", 350 milhões de telespectadores em todo o planeta devem assistir a pelo menos um dos quatro Superclássicos entre Real Madrid x Barcelona. Só nas semifinais da Liga dos Campeões, segundo outro levantamento do agente especializado Esteve Calzada, a audiência alcançará a casa das 100 milhões de pessoas na partida de volta.

O levantamento faz apenas uma ressalva ao jogo de volta, pois dependerá do resultado na primeira partida. Caso uma das duas equipes abra uma vantagem difícil de reverter no Santiago Bernabeu, o interesse no duelo do Camp Nou deve cair.

Muito dinheiro em campo

O elenco do Real Madrid está estimado na "bagatela" de 515 milhões de euros, enquanto que o Barça vale um pouco mais: 554 milhões de euros. Destaque natural para os maiores astros de ambas as equipes: Lionel Messi (100 milhões de euros) e Cristiano Ronaldo (90 milhões de euros).

Curiosidades

Messi e Cristiano Ronaldo, indiscutívelmente, são as estrelas da festa em quatro atos, mesmo esquecendo o quanto valem. Ainda assim, sofrem com litígios particulares neste Superclássico de tanta história.

La Pulga argentina jamais marcou contra qualquer equipe treinada por José Mourinho. O jogo mais triste para Messi foi na semifinal da Champions passada, quando não conseguiu vencer o "Catenaccio" do técnico português a frente da Internazionale.

Messi x José Mourinho

>>> 16/11/2003
Porto 0 x 2 Barcelona

>>> 22/2/2006
Chelsea 1 x 2 Barcelona

>>> 7/3/2006
Barcelona 1 x 1 Chelsea

>>> 18/10/2006
Chelsea 1 x 0 Barcelona

>>> 31/10/2006
Barcelona 2 x 2 Chelsea

>>> 16/9/2009
Internazionale 0 x 0 Barcelona

>>> 20/4/2010
Internazionale 3 x 1 Barcelona

>>> 28/4/2010
Barcelona 1 x 0 Internazionale

>>> 29/11/2010
Barcelona 5 x 0 Real Madrid

Do outro lado, o craque gajo jamais balançou as redes do Barcelona, tanto pelo Manchester United quanto pelo Real Madrid. Chegou até a perder um pênalti enfrentando os Blaugranas, que derrotaram os Red Devils de Ronaldo na final da Liga em 2009.

Aspecto tático

REAL MADRID: Casillas; Sergio Ramos, Ricardo Carvalho, Albiol e Marcelo; Khedira, Pepe e Xabi Alonso; Di Maria, Cristiano Ronaldo e Benzema.
Técnico: José Mourinho

BARCELONA:
Valdés; Daniel Alves, Piqué, Busquets (Puyol) e Maxwell; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e David Villa.

O Barcelona não tem mistérios quanto a escalação, pois sofre com os desfalques de Puyol (ainda que tenha voltado a treinar, não começará de titular em Madri) e Mascherano. Quanto aos Merengues, estes permanecem um mistério, pois José Mourinho pode não querer repetir a escalação que sofreu um baile no revés de 5 x 0 do último duelo. Adebayor e Arbeloa substituiriam Benzema e Di Maria.

Com isso, além dos contragolpes rápidos e precisos, o Real apostaria no jogo aereo e nas investidas mais intensas na lateral esquerda. O Barça continua no estilo consagrado de posse de bola privilegiada, e nos passes precisos dos meias e de Lionel Messi.

Messi x CR7

Messi lidera a artilharia do Campeonato Espanhol com 29 gols, contra 28 de Cristiano Ronaldo, ambos com 28 partidas disputadas.

Na temporada, melhor também para Messi (48 x 41), e também nas assistências (18 x 7).

Compartilhe

| Mais

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Blogs e Colunas