RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?

Automobilismo

Carrões do GT Brasil chegam a Interlagos

Circuito recebe rodada dupla pela quinta etapa da temporada

Rodrigo Gini - Portal Uai

(0) Comentários | Comentar | Votação | Tags:  

Publicação:

05/08/2010 10:16

 

Atualização:

05/08/2010 10:34

Interlagos recebe, no próximo fim de semana, um dos mais charmosos e disputados campeonatos do automobilismo brasileiro. As supermáquinas do GT Brasil ganham os 4.309m do traçado paulista para a rodada dupla válida pela quinta etapa da competição. Em ação, carros como Ford GT, Lamborghini Gallardo LP560, Ferrari F430, Porsche 911 GT3, Dodge Viper, Audi R8, Maserati Trofeo e Ginetta G50 (um esportivo fabricado em pequena escala na Inglaterra), com um sistema que favorece o equilíbrio e mantém a incerteza até o fim da temporada. A organização divide os pilotos em grupos (ouro, prata e bronze) e impede que dois profissionais dividam o comando de um mesmo carro, o que os leva a formar duplas com iniciantes ou os chamados "gentleman drivers", que encaram a disputa como um hobby - o cineasta Walter Salles participou de provas no ano passado.


Fernanda Freixosa/divulgação
Valdeno e Stumpf lideram campeonato com o Ford GT
Além disso, é feito um trabalho de equalização do desempenho dos carros. Sempre que um modelo se destaca dos demais, é "punido" com o aumento do peso ou com a diminuição da potência (por meio de um sistema que restringe a entrada de ar no motor), enquanto os demais seguem o caminho inverso, tornando-se mais leves e respirando com maior liberdade. "Como se trata de modelos com concepções distintas - os motores são diferentes, a aerodinâmica também - é praticamente impossível tornar o desempenho de todos semelhante. As equipes ficam o tempo todo de olho quando um carro se destaca, e começa a choradeira para que os demais sejam beneficiados", brinca o líder da temporada Valdeno Brito. O paraibano, que também é um dos destaques da Stock Car, corre ao lado do jovem gaúcho Matheus Stumpf, no comando de um Ford GT da equipe BMG Racing e tem feito da regularidade o segredo para comandar o campeonato.

 

"Quando o Ford começou a disputar a competição, era o carro a ser batido. Os outros acabaram sendo tão beneficiados que ficamos para trás. Fiquei impressionado com o Audi, por exemplo. No Rio, tentei acompanhá-lo na reta mas ele foi embora. Vamos continuar correndo pelo máximo de pontos a cada etapa para terminar o ano na frente", afirma.

 

Fernanda Freixosa/divulgação
Ricardo Zonta pilotará o Lamborghini Gallardo em Interlagos
E a tarefa da dupla não será simples. Vice-líder, o paulista Cláudio Dahruj (Lamborghini) ganha a ajuda de Ricardo Zonta, que vem de vitória na etapa de Spa-Francorchamps do Mundial de GT. O ex-piloto da BAR e Toyota na F-1 é um dos principais especialistas neste tipo de competição. Na briga também estão nomes como Ricardo Maurício, Daniel Serra, seu pai, Chico Serra, Xandy e Xandinho Negrão.

 

Programação

 

A programação da quinta etapa do GT Brasil tem início nesta sexta-feira, com três sessões de treinos livres. No sábado é a vez dos dois treinos oficiais e da primeira corrida, às 15h50. No domingo, a largada está marcada para as 13h.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


compartilhe

Imperador

Você acha que Adriano tem recuperação?

Blogs e Colunas