Basquete

NBB

Chega de saudade: Universo Brasília estreia no NBB contra o Vasco

Time da capital federal volta à elite do basquete nacional após um ano de jejum diante do Vasco, neste sábado, no Nilson Nelson

postado em 12/10/2018 17:31 / atualizado em 12/10/2018 20:06

Ricardo Ribeiro/Agência de Notícias do UniCeub
Uma temporada, entre 2017 e 2018. O suficiente para a apaixonada torcida brasiliense sentir muita falta do Novo Basquete Brasil (NBB). Mas a bola laranja está de volta com o time do Universo/Caixa/Brasília. A reestreia de uma equipe da capital no Nacional está marcada para este sábado (13/10), às 15h25, no ginásio Nilson Nelson, contra o Vasco. Apenas dois meses após o anúncio do retorno para o Distrito Federal, a franquia Universo enfrenta o clube carioca, que passa por uma péssima fase. Os assinantes do Correio têm 60% de desconto sobre o valor da inteira (qualquer setor), na compra de até quatro ingressos.

O elenco candango foi formado e treinado há cerca de 40 dias. André Germano, novo treinador do time, precisou de um planejamento especial para o grupo chegar bem entrosado e preparado na estreia do NBB. "Nós iniciamos o projeto sabendo que o tempo seria curto, que cada dia seria importante. Tivemos que ajustar muito bem a programação para não desgastar os jogadores. Sabemos que temos esse deficit, mas vamos para o jogo com o que temos de melhor", apontou Germano, que tem passagens pelas seleções de base do Brasil.

Como preparação, o Universo fez dois jogos amistosos em São Paulo. No primeiro, o time venceu a Liga Sorocabana, clube rebaixado na temporada passada, por uma boa diferença: 83 x 58. No confronto diante de São José dos Campos, clube que disputa o NBB, o time da capital perdeu por 88 x 87, em partida decidida nos lances finais. Como parte desse planejamento em um período tão curto, Germano manteve o quinteto inicial nos dois embates e deve seguir com ele para a estreia contra o Vasco: Nezinho, Zach Graham, Arthur, Windi Graterol e Ricky Sánchez.

"Foi uma ótima experiência. Conseguimos rodar o elenco e pegar química com os companheiros de time. O nível foi bem alto, e no segundo amistoso tivemos a bola do jogo. Aos poucos, estou me adaptando e vamos fazer uma boa temporada", comentou o pivô Ricky Sánchez. O craque porto-riquenho já foi escolhido para atuar na liga norte americana de basquete (NBA), é titular da seleção de seu país e acertou com o Brasília há cerca de um mês. Para ele, os dois amistosos foram essenciais para entrar forte na temporada regular.

Experiência e juventude


Sánchez têm 31 anos e é o exemplo de outra ferramenta do time brasiliense: a experiência. O elenco do Universo tem média de idade de 28 anos, contando com 13 atletas. Entre eles, algumas caras conhecidas da torcida. Nezinho, 37 anos, atuou por seis temporadas na capital federal e estava no Vasco. Outro jogador com fã-clube na cidade é Arthur, 36 anos, com passagens por Seleção Brasileira e que estava no Universo/Vitória. Porém, há o contraponto para os “velhinhos”, como Danilo Monteiro, 20, era jogador do Flamengo e atuou em apenas uma partida na 10ª edição do NBB.

André Germano explicou a importância da mescla de jogadores rodados com os jovens promessas. “Nós formamos um time versátil, no qual um completa o perfil do outro. Nezinho e Arthur agregaram muito, peço que eles transfiram a experiência deles para os jogadores mais jovens. Dou essa liberdade nos treinos para eles falarem e explicarem a melhor maneira para todo mundo evoluir junto”, completou Germano.


Técnico assume a responsabilidade sobre elenco experiente; assista à entrevista



Veja o elenco do Universo Brasília

Armadores: Luís Mendonça, Nezinho e Pedrinho Rava
Alas: Arthur, Danilo Monteiro, Pedro Mendonça e Rafa Moreira
Ala-armador: Zach Graham
Ala-pivô: Ricky Sánchez
Pivôs: Andrezão, Marcelão, Rod Gonçalves e Windi Graterol
Técnico: André Germano

SERVIÇO

Novo Basquete Brasil (NBB)
Brasília Universo x Vasco da Gama
Quando: Sábado (13/10)
Hora: 15h25
Local: ginásio Nilson Nelson


Ingressos:
a partir de R$ 11
Assinantes do Correio têm 60% de desconto sobre o valor da inteira (qualquer setor) na compra de até quatro ingressos. As entradas com desconto são vendidas somente na loja Eventim da Central de Ingressos do Brasília Shopping (piso G2), mediante apresentação do cartão Clube do Assinante (impresso ou app). Clientes Caixa também têm desconto.

*