Basquete

NBB

Sem vencer no segundo turno e na lanterna do NBB, Universo/Brasília enfrenta Bauru

Acumulando quatro derrotas seguidas, o time de Brasília quer iniciar uma reação contra o rebaixamento

postado em 22/01/2019 13:27 / atualizado em 22/01/2019 13:39

Ricardo Ribeiro/Agência UniCeub
A busca pela primeira vitória do Universo/Brasília no segundo turno do Novo Basquete Brasil (NBB) continua hoje. No Ginásio Panela de Pressão, às 19h, diante do Bauru, sexto colocado da competição, o time brasiliense tenta o triunfo para animar o elenco e escapar da incômoda zona de rebaixamento — a lanterna da competição. Para isso, o técnico da equipe candanga, André Germano, revisita o adversário em que comandou as categorias de base por quatro anos.

Apesar de contar com jogadores que estão entre os destaques do campeonato, como Nezinho e o norte-americano Zach Graham, o Brasília não vence um jogo há mais de um mês. A última vitória foi diante do Minas, pela nona rodada do primeiro turno, em 10 de dezembro. Segundo o treinador, a principal explicação para os resultados dos confrontos está na parte defensiva da equipe.

O Universo/Brasília tem o menor saldo de pontos entre todos os times da competição: -127. “O ponto mais fraco na equipe é a defesa. Os nossos destaques individuais vêm fazendo bons jogos, principalmente na parte ofensiva. Precisamos mudar a parte defensiva, defender com mais agressividade e intensidade”, alerta André Germano.

O treinador espera que a equipe mantenha o nível de jogo que viu contra o Mogi das Cruzes na última terça-feira, quando perdeu por 76 x 80. “A expectativa é fazer um jogo forte defensivo para poder trabalhar nosso ataque com inteligência e saber atacar os pontos mais vulneráveis da equipe do Bauru”, diz o técnico, que trabalhou com o time adversário.

“Sinto um respeito e um carinho muito grandes porque foram quase cinco anos de trabalho na cidade”, relembra. André foi coordenador das categorias de base e técnico do sub-19. Além disso, atuou como assistente do time adulto e participou das principais conquistas do clube, como os títulos da Liga Sul-Americana e do NBB.

Tabela 

Enquanto o time de Brasília vem de quatro derrotas seguidas, o Bauru, time comandado por Demétrius Ferracciú, ainda não perdeu no segundo turno da competição e defende uma sequência de três vitórias neste mês. Dos oito jogos em que foi mandante, a equipe paulista venceu quatro e busca o quinto triunfo diante do Universo/Brasília.

No duelo do primeiro turno entre os times, o confronto foi tão equilibrado que, pela primeira vez nesta edição do NBB, um jogo chegou à segunda prorrogação. No entanto, quem saiu com a vitória de quadra foi o Bauru, por 113 x 105. O treinador da equipe brasiliense alerta que os desfalques do time paulista naquele confronto voltaram a atuar.

“O jogo do primeiro turno foi muito equilibrado, mas, naquela ocasião, o Bauru tinha alguns desfalques, que voltaram durante a temporada e são jogadores que mudam a forma de o time atuar”, analisa Germano. À época, quatro jogadores desfalcaram o Bauru contra Brasília: os alas Alex e Jaú, o armador Fúlvio e o ala/armador Larry Taylor.

Reforço ainda fora de ação

Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press
Apesar de ter sido anunciado como reforço do Universo/Brasília para a segunda etapa da competição, o ala-pivô Ronald Reis ainda não entrará em quadra pelo time do Distrito Federal. O jogador de 27 anos foi liberado para jogar profissionalmente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas ainda aguarda a análise do caso pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD).

Dessa forma, Ronald não pode atuar pelo Brasília e, por isso, nem viajou com o grupo para Bauru. O jogador, que foi campeão da Liga Sul-Americana-2015 e teve passagens pela Seleção Brasileira, cumpre um período de suspensão por doping após ser flagrado nos playoffs do NBB 2015/16.