Basquete

NBB

Universo vence e entra na zona dos playoffs

Time de Brasília bate São José na Asceb por 81 x 73 e figura no G-12

postado em 15/02/2019 23:02 / atualizado em 15/02/2019 23:25

Wallace Martins /Esp. CB/D.A. Press
A história quase se repetiu na Asceb na noite desta sexta-feira, mas o time soube sofrer e venceu a partida no último quarto. A equipe de São José tentou, mas o venezuelano Windi Graterol, cestinha da partida com 22 pontos, pegou 13 rebotes, marcando um duplo duplo. O ala-pivô mandou no garrafão e não deu chances para Rafael Mineiro, pivô do São José. O placar marcou 81 x 73 para o Universo/Brasília, que passa o Vasco e entra na zona dos playoffs.

Em grande parte dos jogos o time da capital começa a todo vapor. Com boas defesas e tramas ofensivas, os comandados de André Germano colocaram fogo na partida. O ala venezuelano Windi Graterol teve 100% de aproveitamento no primeiro quarto e anotou nove pontos. A arbitragem tirou o time do sério. Muito nervosos em quadra, fez faltas bobas e recebeu duas infrações técnicas. O placar marcava 28 x 16 para os anfitriões.

``Fizemos o melhor jogo da temporada. O jogo coletivo sobressaiu as atuações individuais. Soubemos segurar a posse de bola e gastar o tempo quando precisávamos. Todos entraram muito bem e deram o seu máximo em quadra, temos mais sete jogos para lutar e manter essa classificação nos playoffs``

André Germano, técnico

Com muito erros de ambos os lados, o segundo quarto foi de muitos erros ofensivos e vantagem para as defesas. O time paulista chegou a cortar a vantagem em cinco pontos. Mas, faltando menos de um minuto, o Universo/Brasília se recuperou e com a bandeja de Pedro Mendonça e fechou o primeiro tempo em 47 x 35.

Na volta do intervalo, o jogo seguiu na mesma levada. O time visitante continuava insatisfeito com a arbitragem e o venezuelano Graterol comandava o placar para ser o cestinha. Em duas bolas de três pontos o ala-pivô Andrezão inflou a torcida. Porém, o time de André Germano relaxou. Com boas jogadas do armador Sahdi, o time de São José cortou a vantagem para três pontos. O resultado ao fim do terceiro quarto marcava 63 x 60.

 

`` Conseguimos fazer uma ótima partida. Meu primeiro jogo e sei que deixei meu máximo na quadra, estou muito satisfeito. Precisavamos de uma vitória dessa para pegar gás para o fim da competição``

`Pedro Mendonça, armador

 

O último quarto prometia um jogo muito quente. A diferença chegou a cair para um ponto. Pedro Mendonça foi excluído depois da quinta falta. Após falta antidesportiva do pivô paulista Rafael Mineiro em Rafa Moreira, o time da capital anotou quatro pontos e abriu o placar. Universo/Brasília manteve a diferença e conteve as descidas ofensivas da equipe de São José. O resultado final ficou em 81 x 73 para o Universo/Brasília.

Sem sair da capital, o time do Universo/Brasília recebe o Joinville, último colocado, em uma briga direta contra o rebaixamento (28/2). O São José-SP volta ao Ginásio Linneu de Moura e recebe o Vasco (26/2). 


*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima