Basquete

BASQUETE

Renovado e de olho no NBB, Cerrado estreia neste sábado na Liga Ouro

Após campanha ruim na temporada passada, time de Brasília contrata jogadores estrangeiros e encara o Rio Claro, na primeira partida do torneio classificatório para a elite nacional

postado em 16/02/2019 17:36

Minervino Junior/CB/D.A Press
 
Para esquecer a campanha de 2018, o Cerrado entra em quadra para enfrentar o Rio Claro-SP, neste sábado (16/2), no Ginásio da Iesplan, às 18h. Com quatro estrangeiros no elenco, treinador campeão, contratações pontuais e reforços a caminho, o time da capital terá 14 jogos para tentar o acesso à elite nacional.
 
A equipe de Brasília deu início à preparação em novembro do ano passado. Comandados por Ronaldo Pacheco, alguns jogadores foram mantidos da base da péssima campanha da temporada anterior. Com apenas uma vitória e 15 derrotas na bagagem, o time foi o último colocado, mas o treinador promete competitividade em 2019. 
 
“Começamos com cinco jogadores de Brasília. Depois, com a chegada dos investidores, podemos pensar em atletas de fora. O time está muito empenhado e parece que vai ser um campeonato equilibrado. Montamos uma equipe com jogadores jovens e outros mais experientes. Queremos brigar na parte de em cima da tabela”, comenta o treinador, campeão brasileiro na temporada 2006/07, como auxiliar técnico do extinto Universo/BRB. 
 
Além dos cinco atletas do DF, três norte-americanos, um uruguaio e nove contratados de times nacionais compõem o elenco. “O Carioca (o armador Patrick Vieira) é muito experiente, jogou o NBB. O Danilo Sena estava no Pinheiros e chega para agregar muito conosco. Nós pegamos jogadores de qualidade. A questão é formar essa química”, comenta Ronaldo Pacheco. 
 
Danilo Sena, jovem jogador de 20 anos, formado nas categorias de base de Brasília, estava no Pinheiros, líder do NBB, mas não foi muito aproveitado. Agora promete empenho e foco para desenvolver o basquete da capital. “A expectativa é a melhor possível, estamos focados na Liga. O time está bem encaixado, cheguei há pouco tempo, mas me sinto em casa. O grupo é muito bom, muita qualidade, dá para ter um estilo de jogo, pois vamos jogar na velocidade. Temos um time atlético e jovem”, analisa o ala. 
 
Diferentemente da equipe de Brasília, o Rio Claro-SP está com o elenco formado e treinando há mais tempo. A tradicional equipe do interior paulista tentará o segundo título da Liga Ouro – o time foi o primeiro campeão da competição, em 2014.
 
O clube participou das edições de 2014/15 e 2015/16 do NBB, mas acabou desistindo da vaga. Na busca para recuperar a posição na elite nacional, o time paulista estreou na última quinta-feira (14/02), com derrota para o Unifacisa, de Campina Grande-PB, por 75 x 70. 
 
A Liga Ouro tem o formato um pouco diferente do Novo Basquete Brasil. São oito equipes, que se enfrentam em turno e returno. Cada clube faz 14 partidas na fase classificatória. Mesmo assim, os oito times se classificam para os playoffs, com cruzamento do primeiro contra o oitavo, segundo contra o sétimo e assim por diante. O campeão dos playoffs garante o acesso ao Novo Basquete Brasil na temporada 2019/20.
 
*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito 

PROGRAME-SE
Liga Ouro
Cerrado Basquete x Rio Claro
Quando: neste sábado (16/2)
Horário: 18h
Local: Ginásio da Iesplan (708/908 Sul)
Ingressos: R$ 20 (inteira). Quem levar 1kg de alimento não perecível pagará meia-entrada.