Basquete

NBB

Em busca da décima posição, Universo/Brasília visita o Minas

No duelo final antes dos playoffs do NBB, Brasília tenta vitória fora de casa, contra o Minas, para subir na classificação geral

postado em 26/03/2019 12:15

<i>(Foto: Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press)</i>
O Universo/Brasília tenta, hoje, a última vitória na temporada regular. Antes de encarar o mata-mata, o time do DF enfrenta o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB). O ala Leandrinho, 36, da equipe mineira, e o armador Nezinho, 38, do grupo visitante, farão um duelo à parte de veteranos na partida. Para fechar a primeira fase da competição, a rodada decisiva do torneio terá os sete jogos às 20h.

Passando por problemas financeiros e vindo de derrota acachapante para o Flamengo (97 x 54), o Universo/Brasília acumula dois meses de salários atrasados para os jogadores, membros da comissão técnica e funcionários. Por isso, o ala norte-americano Zach Graham, cestinha da equipe com média de 19,14 pontos por jogo, não atuou nas últimas partidas e sequer viajou com o grupo para Belo Horizonte. A remuneração ainda está sem previsão de sair e Graham não deve reaparecer tão cedo.

Sem o norte-americano, o veterano armador Nezinho carrega a responsabilidade de conduzir o time brasiliense em busca de um sucesso sobre o Minas. O camisa 23 participou da era vitoriosa do time de Brasília. Muito identificado com os fãs da capital, o jogador de 38 anos é o terceiro atleta com mais assistências do NBB, com média de 7,16 por jogo.

“Eu vivi muita coisa no basquete e estou passando tudo que consigo para os meninos. O mais importante é todo mundo acatar o que acertarmos. Treinar juntos, focados e nos cobrando para poder dar nosso máximo e conquistar o resultado merecido”, comentou Nezinho sobre a fase do time.

Para subir uma posição na classificação geral, o Brasília torce para uma derrota do São José (10º) que encara o Paulistano (5º). O adversário do Universo/Brasília nas oitavas de final está entre quatro clubes: Botafogo, Bauru, Corinthians e o próprio Minas. Tudo depende da combinação de resultados de hoje à noite.

No lado mineiro, o experiente Leandrinho lidera a equipe. Com a média de 20,5 pontos anotados nos oito jogos que disputou na temporada, o ala/armador é o vice-líder neste quesito. No duelo passado, diante do Basquete Cearense, o jogador encestou 31 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu quatro assistências. O Minas venceu por 95 x 85.

Leandrinho teve lesões e convocações que o tiraram de vários duelos do NBB. Mesmo assim, é destaque nas armações ofensivas ao lado de Gegê, líder de assistências do torneio, com 7,52 por partida. A equipe de Belo Horizonte está na nona colocação. Uma vitória hoje e combinações de resultados podem colocar o time no sétimo lugar, posição que garante a vantagem do mando de quadra.

*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito