Basquete

BASQUETE

BRB assina patrocínio com time de basquete do Flamengo, rival do Brasília

Ibaneis Rocha fechou o acordo que inclui 30% dos jogos do Flamengo na capital federal; o Banco de Brasília também é parceiro do Universo Brasília

postado em 22/07/2019 12:31 / atualizado em 22/07/2019 18:54

<i>(Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)</i>
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou o contrato que coloca o Banco de Brasília (BRB) como o patrocinador master do time de basquete do Flamengo para a temporada 2019/2020. O acordo foi fechado no Salão Nobre do Palácio do Buriti, em Brasília, nesta segunda-feira (22/7). O detalhe é que o time carioca é arquirrival histórico do Universo Brasília, representante da capital federal no Novo Basquete Brasil (NBB) que também contará com investimentos do BRB.

As parcerias firmadas com os dois times fazem parte do projeto "Brasília Capital do Basquete", do Governo do Distrito Federal. A iniciativa também engloba patrocínio à Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A Seleção Brasileira, por sinal, disputa a Copa do Mundo da modalidade, na China, de 31 de agosto a 15 de setembro. O governador do DF não quis especificar os valores dos patrocínios. Esta é a primeira vez que o BRB, que tem tradição em apoiar equipes esportivas brasilienses, patrocinará um time de fora do DF.

"A partir de agora, 30% dos jogos do Flamengo e da Seleção Brasileira vêm para Brasília, o que vai incentivar o turismo do Distrito Federal. E, a partir desse segundo semestre, tanto as seleções nacionais quanto os times do Flamengo vão trazer para Brasília seus centros de treinamento", anunciou Ibaneis Rocha, na cerimônia para oficializar os contratos, que também contou com o Secretário de Esportes, Leandro Cruz; a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; e representantes do time carioca, como o jogador Olivinha.

Time da cidade fora do "Brasília Capital do Basquete"


Apesar de o objetivo do projeto governamental ser incentivar o basquete no DF, a iniciativa não abarcou o Cerrado Basquete, equipe candanga que disputou nos dois últimos anos a Liga Ouro, torneio de acesso à elite, e que recebeu convite para participar do NBB na próxima temporada. “Não conseguimos até o dia 13 de julho, data em que a Liga Nacional definiria as equipes da edição 2019/2020 no NBB, uma resposta do BRB, o que inviabilizou nossa participação na competição”, publicou o Cerrado Basquete, por meio de nota oficial.

Sobre o tema, Ibaneis Rocha argumentou que o projeto está em fase inicial. “De início, pegamos os times com mais nome, mais tradição e mais títulos, mas, conforme o andar da carruagem, outros times virão”, disse o governador. “O interesse é colocar todos os times dentro de um projeto para elevar o basquete do Distrito Federal e proporcionar para o mundo o conhecimento sobre o que Brasília tem a oferecer”, completou. 

Promessas para os centros olímpicos 

 
O governador Ibaneis Rocha ainda prometeu um processo de renovação e melhorias nos centro olímpicos do DF para o fomento na formação de jogadores de basquete na região. “Já conseguimos reformar sete deles e estamos buscando a liberação para requalificar todos os centros olímpicos, de forma que tenhamos a prática de basquete dentro deles, para que a gente possa fornecer essa mão de obra para esses times que agora vão ter seus centros de treinamento no Distrito Federal”, discursou.