Basquete

BASQUETE

Em busca da quarta vitória, Universo/Brasília recebe o líder Franca

Na modesta 10ª colocação do NBB, time brasiliense desafia a melhor equipe da competição para subir na tabela

postado em 20/11/2019 21:47 / atualizado em 20/11/2019 22:48

(Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Na quarta partida em casa, o Universo/Brasília recebe o Franca, líder do Novo Basquete Brasil (NBB), nesta quinta-feira, às 21h, no Ginásio da Asceb. Sem grandes contratações para a temporada, o time brasiliense acumula três vitórias e quatro derrotas, em 10º lugar, na faixa de classificação para os playoffs. A equipe paulista é a atual vice-campeã do torneio e a melhor desta jornada, com uma derrota, sete vitórias e 87,5% de aproveitamento, ainda sem derrota jogando fora de casa. 
 
O trabalho de Ricardo Oliveira, técnico do Universo/Brasília, foi árduo após uma derrota de 34 pontos de diferença contra o Bauru, no último domingo, na Asceb. O foco dos treinamentos da semana foi na defesa, visando parar o melhor ataque da competição. Franca tem média de 88,9 pontos por partida, enquanto o time brasiliense sofreu uma média de 80 pontos por jogo. 
 
“Nossa defesa foi ruim. Algumas escolhas erradas. Não estou preocupado em ter a melhor ou pior defesa, estou interessado em melhorar a cada jogo”, comentou o treinador. Na derrota para o Bauru, com o jogo decidido no terceiro quarto, Ricardo rodou o elenco e deu minutos de quadra para atletas que não vinham atuando. 
 
O armador Gabrielzinho, o ala Zé Carlos e o pivô Marcelão atuaram por mais tempo. “O jogo estava praticamente definido, a gente estava fazendo um trabalho com esses jogadores para dar rodagem, para quando forem acionados, estarem prontos”, disse Ricardo Oliveira. 
 
Além da preparação em quadra, o treinador chamou a dupla de pivôs, Ronald e Marcelão, e depois os dois alas/pivôs, Rafa Moreira e Zé Carlos,  para mostrar vídeos e passar orientações para o duelo contra Franca. “Dos três últimos jogos, esse está sendo o que a gente se preparou melhor em questão do grupo acertar a defesa, uma estratégia e um outro time”, disse Rafa Moreira.  

Um adversário duro de bater

 
Com a maior média de pontos (88,9) e de assistências (20,3) por partida, Franca chega à capital após sequência de dois clássicos. No duelo contra o vice-líder, Mogi das Cruzes (86 x 80), o ala/pivô Lucas Dias foi o destaque com um duplo-duplo (25 pontos e 10 rebotes). 
 
Em seguida, veio a primeira derrota. Contra o Paulistano (89 x 92), o mesmo Lucas Dias marcou 20 pontos, pegou quatro rebotes e distribuiu três assistências. Outro jogador para ficar de olho é o pivô Hettsheimer, cestinha do duelo contra o Paulistano, com 23 acertos. Além das duas torres gêmeas, o Franca ganha um reforço no garrafão. Guilherme Hubner, 32 anos, ex-Paulistano, foi o melhor jogador (MVP) das finais do NBB 2017/18.

*Estagiários sob a supervisão de Fernando Brito