Mais Esportes

FUTEBOL AMADOR

Brasiliense produz camisa da 'Seleção da Ursal', mas não vende nenhuma peça

Após suposto plano ser comentado por Cabo Daciolo, Alfredo Casanova mandou fazer 50 peças do uniforme

postado em 18/09/2018 16:23

Arquivo pessoal
A acusação do candidato Cabo Daciolo (Patriota), de que Ciro Gomes (PDT) estaria participando de um plano para a criação da União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal), fez com que o brasiliense Alfredo Casanova tivesse a ideia de produzir camisas da seleção imaginária que a "Pátria Grande", que englobaria todos os países da América Latina. Porém, o público não embarcou na ideia, e, até o momento, o estoque segue intacto.

As camisas estão disponíveis em um site de compras e vendas na internet. Cada unidade sai a R$ 100, mas ninguém adquiriu o produto. "Quando mandamos fazer, juntamos uns amigos do nosso grupo de futebol, onde discutimos política num clima de bom humor, e muita gente se interessou. Então eu e um amigo tivemos a ilusão de que essa procura podia ser maior, e bancamos do bolso a produção de 50 camisas pra vender. Vendi zero! Não recebi nenhuma ligação", comenta o analista de sistemas.

Arquivo pessoal
O símbolo foi criado pelo designer Willian Takahashi, amigo pessoal de Casanova. O emblema tem nove estrelas, uma para cada conquista sul-americana em Copas do Mundo. O escudo também tem a escultura "Mão", do Oscar Niemeyer, mas sem um dedo, em alusão ao ex-presidente Lula, preso em Curitiba, um dos supostos líderes da Ursal. Além disso, há a presença da foice e do martelo, símbolo comunista. "A motivação foi humorística. Nosso grupo de futebol tem gente que defende todo tipo de viés, e estimulamos uma 'discussão ideológica' com pitadas de humor", diz Casanova, de 33 anos, atleta do Empate Tá Bom Futebol Clube, time amador da capital.

Amante do futebol, Alfredo Casanova estava na Rússia na última Copa do Mundo. Ele projeta que o time da Ursal teria um dos melhores ataques de todos os tempos. "A equipe está escalada com Messi, Neymar e Suárez, Não se via um ataque tão poderoso desde Romário, Sávio e Edmundo no Flamengo", brinca o morador da Octogonal, em alusão ao trio ofensivo rubro-negro em 1995, que acabou não rendendo como o esperado.

O que é Ursal?

O termo surgiu pela primeira vez em 2001, e foi usado pela socióloga Maria Lucia Victor Barbosa professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Porém, tudo não passou de uma chacota por parte da acadêmica, que pretendia ironizar as críticas do então candidato à presidência Lula à Alca, Área de Livre Comércio nas Américas, proposta pelos Estados Unidos.
 
A socióloga ficou surpresa com a declaração de Daciolo, no primeiro debate entre os candidatos ao Palácio do Planalto. "Quando ele mencionou a Ursal, eu quase caí do sofá. Ele está achando que é de verdade, ou ele se empolgou muito com a 'União da América Latina'. Isso não existe, não. É totalmente utópico. Mas aí o termo ficou rodando por aí e virou uma verdade que não existe”, disse, em entrevista ao site Poder 360, quatro dias após o debate.
 
A Ursal ficou famosa nas redes sociais após a citação de Cabo Daciolo. Rapidamente, vários memes foram criados para ironizar a acusação do candidato do Patriota.