Mais Esportes

CANOA VA'A

Brasilienses competem no Espírito Santo em busca de vaga no Mundial

Campeonato Brasileiro, neste sábado, serve como seletiva também para o Sul-Americano. Equipe Canuí terá cinco times no torneio, com destaque para o master 40 feminino

postado em 22/09/2018 08:00 / atualizado em 21/09/2018 21:48

Diana Nishimura/Canuí/Divulgação

Ocorre neste sábado (22/9) a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Canoa Va’a, em Vitória, no Espírito Santo. A competição oferecerá vaga para o Sul-Americano, em novembro, e para o Mundial, em 2019, na Austrália. Brasília estará representada pela equipe Canuí, que chega ao torneio com cinco times: elite feminino, master 60 masculino e feminino, o misto e o master 40 feminino. 
 
A categoria com maior chance de conquistar a vaga para o mundial é a master 40 feminino. O critério de classificação é a soma dos resultados nas duas fases da competição. A equipe liderada pela canoísta Diana Nishimura ficou em terceiro lugar na primeira etapa, em Niterói, no mês de agosto, a 10 segundos da segunda colocada. Se vencer hoje, estará classificada, pois a prova tem peso dois. A confiança do time brasiliense está no retrospecto favorável: nos últimos dois anos, foi campeão. 
 
Diana, que é técnica, atleta e capitã do grupo, acredita que poderia ter obtido melhor classificação na primeira etapa, se algumas integrantes da equipe não tivessem participado de outras categorias. “Nós largamos mal na prova e chegamos a ficar em sexto, encostando no finalzinho. Eu conclui que, se todas tivéssemos descansadas para fazer apenas a master 40, não teríamos demorado tanto para entrar na prova. Então, dessa vez, nenhuma das meninas da master estará na open”, explica. As provas da categoria open têm 24km, enquanto a master, 12km. 
 
Os Mundiais da modalidade são realizados anualmente, sendo um ano com provas de velocidade e outro com maratonas. O Taiti recebeu os dois últimos torneios. Em 2017, na maratona, a equipe da capital ficou em sétimo lugar geral na master 40. Neste ano, em julho, na competição de velocidade, o melhor resultado brasileiro foi obtido pelo time masculino brasiliense, que conseguiu um quarto lugar geral na elite, na prova de 500m. 
 
A canoa va'a é um dos nomes da modalidade que surgiu no triângulo polinésio, também conhecida como canoa wa'a, havaiana ou polinésia. O esporte é muito praticado no Taiti, no Havaí, na Austrália e na Nova Zelândia. Há 17 anos no Brasil, o esporte está espalhado por oito unidades federativas: Amazonas, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal. 
 
A Canuí treina no Clube Naval de Brasília e conta com o apoio do BRB. O patrocínio está vigente até dezembro e ajudará os atletas nos custos parciais do Campeonato Brasileiro e do Sul-americano. O programa Compete Brasília, da Secretaria de Esportes, auxilia o grupo a participar dos Mundiais.

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fernando Brito
 
Thiago Fagundes/Editoria de Arte