Mais Esportes

JUDÔ

Brasilienses são campeões brasileiros de judô

Competição garantia pontuação no ranking de classificação para a Seleção Brasileira; Matheus Takaki conquista bicampeonato consecutivo

postado em 10/10/2018 14:47 / atualizado em 10/10/2018 15:33

Antonio Cunha/CB/D.A Press, Reprodução Instagram
Nesta quarta-feira (10/10) o tatame do Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, recebeu as finais do Campeonato Brasileiro Sênior. Os brasilienses Matheus Takaki e Guilherme Schmidt foram campeões nas suas categorias. Além do lugar mais alto no pódio, os atletas buscavam pontos no ranking nacional sênior. Ao final da competição, os líderes da tabela estarão classificados de forma direta para a seleção principal de judô, que representará o país em 2019. 

Guilherme, 17 anos, garantiu o título ao derrotar o mineiro Guilherme Guimarães, na categoria meio-médio. O jovem é uma das maiores promessas do judô da capital e atual líder do ranking nacional para judocas de até 81kg. Este ano, o atleta já havia conquistado duas medalhas de bronze importante. A primeira em março, no Aberto Pan-Americano de Judô, em Santiago, no Chile. Em agosto, ele foi terceiro lugar na Copa Europeia de Berlim, com a equipe Sub-21 do Brasil. 

A outra aposta brasiliense é Matheus Takaki, de 18 anos. O jovem se sagrou campeão derrotando o paulista Mike Pinheiro, na categoria superligeiro, que contempla atletas até 55kg. Em 2017, Matheus também ganhou o torneio nacional, tornando-se o mais jovem a ser campeão da competição. Um dos seus objetivos é conseguir uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2020. Para isso, ele terá que subir para o peso ligeiro, até 60kg, já que sua categoria não faz parte do cronograma dos Jogos Olímpicos. 
 
Em novembro de 2017, em entrevista ao Correio, ele revelou o desejo de conquistar uma medalha de ouro olímpica até 2024. 

O Campeonato Brasileiro de Judô reuniu 291 atletas de 26 estados e o Distrito Federal. Com as conquistas de Matheus Takaki e Guilherme Schmidt, Brasília confirma sua fama de celeiro de grandes judocas. A capital já formou nomes como Érika Miranda, Ketleyn Quadros e Luciano Corrêa, que acumulam medalhas olímpicas, mundiais e pan-americanas. 
 
*Estagiária sob a supervisão de Victor Gammaro - Especial para o Correio