Mais Esportes

PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Medalhistas paralímpicos inspiram jovens atletas em cerimônia em São Paulo

Jogos contam com quase mil estudantes na disputa de 11 modalidades esportivas até sexta-feira. Delegação do DF tem 68 representantes

postado em 20/11/2018 22:50 / atualizado em 20/11/2018 22:59

Daniel Zappe/CPB/MPIX
 
Verônica Hipólito, campeã mundial e medalhista paralímpica no atletismo; e Mateus Evangelista, também medalhista nos dois principais eventos do atletismo paralímpico mundial, disputaram as Paralimpíadas Escolares de 2013. Quando ainda eram jovens estudantes projetaram que seriam campeões juntos. “Naquela competição, falamos que conquistaríamos o mundo juntos”, lembra a velocista. Cumpriram a promessa no Rio em 2016, quando subiram ao pódio dos Jogos Paralímpicos. 

Nesta terça-feira (20/11), os dois se juntaram novamente, desta vez, para subir no palco da cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2018 para acender a pira do maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar. A competição conta com quase mil estudantes de 23 estados e do Distrito Federal, que disputam 11 modalidades até sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil, em São Paulo.

“Os grandes campeões não nascem nas Paralimpíadas ou nos Mundiais, mas sim nos Escolares”, ressalta Verônica, que foi alvo de muitas fotos com estudantes e professores no evento de abertura. Para a atleta, as competições voltadas aos estudantes atletas é divertida, de muito aprendizado e propicia novas amizades. “Acender a pira na competição, com olhares claramente de inspiração dos meninos e meninas, não tem nada que pague”, finaliza.

Atletas de 12 a 17 anos disputam atletismo, bocha, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Para os jovens que se inspiram nos esportistas consagrados, as Paralimpíadas Escolares servirão como seletiva para o Camping Escolar Paralímpico 2019, projeto que promove semanas de treinamento intensivo para os que se destacarem. 

Em 2017, cerca de 30 estudantes da natação e outros 30 do atletismo foram selecionados para voltar ao centro de treinamento para treinar com atletas e treinadores da Seleção Brasileira. Neste ano, a expectativa é de selecionar aproximadamente 100 atletas, ampliando a experiência para todas as modalidades disputadas nos Escolares.

O Distrito Federal levou 68 representantes para a 22ª edição das Paralimpíadas Escolares. O nadador Elcio Cunha Pimenta Junior, estudante com deficiência visual, foi o porta bandeira do DF. São Paulo é o estado com a maior delegação, com 118 atletas. Os únicos estados que não terão representantes nesta edição serão Rio de Janeiro, Piauí e Roraima. O presidente do Comitê Paralímpico do Brasil, Mizael Correa, foi o responsável por saudar os participantes e abrir oficialmente o evento.

Serviço
Data: 21 a 23 de novembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)