Mais Esportes

TORNEIO NACIONAL

Brasília recebe a Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste de Tênis de Mesa

Competição reúne mais de 400 atletas no Setor de Clubes Sul; abertura será na próxima quinta-feira

postado em 21/05/2019 16:17 / atualizado em 21/05/2019 17:07

<i>(Foto: Daniel Zappe)</i>
A Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste desembarca em Brasília com clubes de outros estados e atletas importantes no cenário nacional. O torneio é promovido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a competição será disputada na AABB Brasília, a partir desta quinta (23), e as finais acontecerão no próximo domingo (26/6). Entre os presentes, um deles tem uma relação especial com a capital. O medalhista paralímpico Iranildo Espíndola nasceu no Novo Gama (GO), mas viveu boa parte dos seus 50 anos em Brasília. Atualmente, é jogador da Seleção Brasileira e treina no CT Paralímpico, em São Paulo. 
 
 
“A última vez que eu competi em Brasília foi em 2016, na Copa Brasil que foi disputada na AABB. Voltar a competir em Brasília e, principalmente, na AABB, onde eu treinava antes de me mudar para São Paulo, é uma satisfação muito grande. Rever o local onde me preparei para as Paralimpíadas do Rio de Janeiro, onde me preparei para ganhar medalhas nos Parapan-Americanos que disputei... É muito gratificante”, contou o atleta.
 
 
Como de costume os clubes mais fortes no cenário nacional chegam com muitos atletas. No entanto, o S.E.R.C.Santamaria/São Caetano (SP), time mais tradicional do país e com mais presença nos eventos nacionais,  desta vez é apenas o terceiro, com 19 inscrições. Foi ultrapassado por dosi clubes de Brasília: a Associação Fitpong (DF), com 31, e o Clube Nipo de Brasília, com 23. Outro clube do Centro-Oeste, a Associação Goiana de Tênis de Mesa, também soma 19 inscrições. 
 
 
No clube da AABB, que recebe o torneio, serão dois ginásios disponibilizados para o evento. Com 14 mesas para as várias categorias. Iranildo Espíndola, atleta formado na cidade, está em fase final de recuperação de uma pequena lesão. E espera os amigos e familiares presentes nos ginásios da AABB para apoia-lo. 
 
 
“Vou competir na minha quase cidade natal. Tenho Brasília como minha “segunda pátria”. O pessoal que curte o meu trabalho já avisou que vai lá me assistir. Toda etapa antes da disputa do Parapan é muito importante e estou encarando esta competição de forma bem séria”, finaliza.