Mais Esportes

Brasiliense se prepara para disputar o Mundial de Triatlo em 2020

Thiago Canabrava, 19 anos, foi o único brasileiro a disputar o torneio na República Tcheca e agora irá representar o Brasil no mundial da categoria em 2020

postado em 09/08/2019 09:22 / atualizado em 09/08/2019 09:34

<i>(Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)</i>


O brasiliense Thiago Canabrava, 19 anos, conquistou a quinta colocação no Challenge de Praga de Triatlo, no último sábado. O triatleta concluiu a prova de 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida em 5h07min25s. O bom desempenho do competidor do DF, na categoria de 18 a 24 anos, rendeu a vaga para o Mundial de 2020, em Samorin, na Eslováquia.

Thiago foi o único brasileiro a disputar o torneio na República Tcheca. “Na Europa, eu sabia que seria difícil, pois o ciclismo é uma modalidade muito forte. Além disso, o percurso é complicado, praticamente sem trechos planos e isso favorece os europeus, que pedalam bem”, comentou.

No dia em que se comemora a Independência do Brasil (7/9), Thiago tem mais um desafio no continente europeu. Em junho deste ano, o competidor ficou em segundo lugar no Ironman 70.3 Fortaleza e se classificou para disputar o Mundial da categoria, em Nice, na França. A prova conta com as mesmas distâncias do torneio de Praga.

Aos 14 anos, o brasiliense começou a praticar o triatlo e, em 2016, passou seis meses na Nova Zelândia para focar nos treinos. “Foi onde vi que poderia se tornar algo maior. Sempre soube que tinha mais facilidade para as provas mais longas, mas fiquei surpreso com estes resultados tão imediatos, logo nas primeiras competições realizadas nestas distâncias”, contou.

Os bons resultados são construídos com muito esforço e dedicação. O triatleta costuma nadar ao menos cinco vezes na semana, além de pedalar e correr de quatro a cinco dias.“Para me preparar para esse tipo de competição, precisei fazer mais treinos longos, principalmente na corrida. Trabalhei bastante a minha capacidade aeróbica. O volume de treinamento foi maior, mais horas de treino durante a semana. Para isso, tive de reduzir um pouco a intensidade nessas sessões”, revelou.

Além de se dedicar aos treinos, Thiago cursa engenharia de produção na Universidade de Brasília. “Isso exige muita organização da minha parte para conciliar os estudos com o esporte”, disse. O competidor não recebe incentivos do governo até o momento e possui patrocínios de empresas privadas para viabilizar a participação em circuitos e provas de alto nível pelo mundo.

*Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito