Mais Esportes

CANOAGEM

Campeão mundial Isaquias Queiroz e mais de 400 atletas remam no Lago Paranoá

Neste fim de semana, a capital do país recebe o Campeonato Brasileiro de Velocidade e Paracanoagem. Evento serve para composição de seleções de base e preparação rumo às Olimpíadas de Tóquio-2020

postado em 28/08/2019 21:29 / atualizado em 28/08/2019 21:47

<i>(Foto: AFP / Damien MEYER)</i>
 
A capital do país recebe pela primeira vez, desta quinta-feira (29/8) até domingo (1/9), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, no Lago Paranoá, com raias montadas próximas à orla do Clube Nipo Brasileiro. A principal atração do evento fica por conta da participação do campeão mundial Isaquias Queiroz, atleta do Flamengo, que acaba de voltar com a medalha do ouro obtida no C1 1000m na Hungria. 
 
“A competição contará com a participação de 40 associações e clubes de canoagem de várias partes do Brasil, que disputarão 300 provas nas categorias infantil, menor, cadete, junior, sênior e master, além da paracanoagem. São 464 atletas inscritos. Os principais canoístas do país estarão lado a lado de crianças e jovens iniciantes no esporte”, comenta com entusiasmo Rubens Pompeu, presidente da Federação Brasiliense de Canoagem.
 
O dirigente está animado com a possibilidade de atrair a atenção e trazer para a capital do país um polo de desenvolvimento da modalidade. Atualmente, a Seleção Brasileira se concentra para treinos em Curitiba, no Paraná, mas Rubens Pompeu acredita que a capital do país pode desempenhar papel estratégico para a canoagem nacional. “A localização centralizada facilitaria o trânsito dos atletas, que poderiam utilizar as estruturas dos clubes e o Lago Paranoá para aprimorar a preparação. Há algumas negociações avançadas para que Brasília possa participar desse circuito”, defende. 
 
Enquanto as pretensões mais ambiciosas não se concretizam, o público brasiliense terá à disposição, neste fim de semana, no Clube Nipo, uma arquibancada com cerca de mil lugares para acompanhar as chegadas das provas de canoa e caiaque, individual ou em parcerias, nas distâncias de 1.000m, 500m e 200m. O Campeonato Brasileiro servirá para análise de formação de equipes nacionais de base, além de definir participantes paras as próximas seletivas olímpicas continentais. 
 
Na condição de astro do evento, Isaquias Queiroz chega a Brasília prestigiado, após o histórico desempenho no Mundial de Canoagem, no fim semana passado, na Hungria, onde conseguiu a medalha de ouro no C1 1000m e também um bronze ao lado de Erlon Souza, no C2 1000m. Agora, a preparação da dupla estará focada nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e o evento em Brasília marca o início do ciclo final para esse objetivo. Isaquias competirá em seis provas no Lago Paranoá: C1 200m, 500m e 1000m, além do C2 200m, 500m e 1000m, ao lado de Jacky Jamael Godmannn. 
 
Na paracanoagem, os medalhistas mundiais Luis Carlos Cardoso e Caio Ribeiro vêm da Hungria para Brasília, trazendo na bagagem a classificação paralímpica para Tóquio-2020, assim como Fernando Rufino e Débora Raíza, que não subiram ao pódio, mas ficaram entre os seis mais bem colocados nas respectivas categorias e também carimbaram mais duas vagas para o país.

PROGRAME-SE

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem
Quando: desta quinta-feira (29/8) a domingo (1/9)
Horário: das 7h às 18h
Local: Clube Nipo Brasileiro (SCES, trecho 1)
*Entrada franca