Vôlei

SUPERLIGA FEMININA

Brasília Vôlei e Valinhos travam confronto direto contra o rebaixamento

Fora dos playoffs pela primeira vez em cinco anos, resta ao representante candango evitar queda para a Superliga B

postado em 16/02/2018 08:00 / atualizado em 15/02/2018 19:29

Carlos Vieira/CB/D.A Press
Em cinco anos de projeto, o Brasília Vôlei ficará fora dos playoffs da Superliga Feminina pela primeira vez — o time não tem mais chances matemáticas de classificação. O que não significa que a reta final da competição poupará emoção ao time. Para o representante do DF, a “decisão” será nesta sexta, às 20h, contra o Valinhos, no Ginásio Pedro Ezequiel da Silva, no interior paulista. As duas equipes fazem um duelo direto pela permanência na elite restando três rodadas para o fim da primeira fase.

“Eu disse para as jogadoras que esta é a nossa final na Superliga”, comentou Inácio Júnior, assistente técnico que está no comando da equipe. Na 10ª posição, com 10 pontos, o Brasília Vôlei é o último time na tabela que vem escapando do rebaixamento. A campanha das candangas conta com quatro vitórias em 19 jogos. Encostadas nelas, com três pontos a menos, aparecem as adversárias de hoje. O Valinhos soma dois triunfos na mesma quantidade de partidas e, com o Sesi-SP, está na zona de rebaixamento.

As principais armas do ataque brasiliense são Malu, maior pontuadora do time, com 225 pontos, sendo 12,5 por jogo, e Aline, com 34% de eficiência no ataque e uma média de 0,84 ponto de bloqueio por set. No primeiro turno, o Brasília venceu o Valinhos por 3 sets a 0 em casa. Para tentar dar o troco, o rival de São Paulo contará com a potência de Nayara Felix, maior pontuadora do elenco, com 162 pontos, sendo 8,5 por jogo.

Em caso de tropeço do Brasília por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 (que rendem três pontos ao vencedor), as equipes ficam empatadas na pontuação. Ainda assim, as candangas seguiriam na frente na tabela por ter mais vitórias. Teriam, no entanto, de conviver com a ameaça de serem ultrapassadas nas rodadas finais, em que enfrentam São Caetano e Pinheiros. Já o Valinhos ainda enfrentará Bauru e Minas.