Vôlei

VÔLEI

Seleções de vôlei voltarão a Brasília dois meses antes das Olimpíadas

As Seleções Brasileiras feminina e masculina vão jogar uma etapa da Liga das Nações em Brasília em maio de 2020

postado em 16/09/2019 12:12 / atualizado em 16/09/2019 14:00

<i>(Foto: Divulgação/FIVB)</i>
As Seleções Brasileiras de vôlei feminina e masculina voltarão a Brasília dois meses antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou, nesta segunda-feira (16/9), as datas e os grupos das etapas da Liga das Nações, último compromisso das equipes antes das próximas Olimpíadas, no ano que vem. O Ginásio Nilson Nelson recebe primeiro o time feminino, entre 26 e 28 de maio. Logo depois, será a vez do masculino, de 29 a 31 do mesmo mês. Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) também estarão no trajeto do torneio.

Em maio deste ano, o Ginásio Nilson Nelson recebeu 19.809 pessoas nos três dias de jogos da disputa feminina, quando o Brasil venceu a China e a Rússia e perdeu para a República Dominicana. A Seleção masculina também lotou o Ginásio Nilson Nelson quando encarou Canadá, França e Itália. Depois do sucesso de público, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e o Governo do Distrito Federal (GDF) firmaram acordo para que a Liga das Nações volte a passar por Brasília em 2020, 2021 e 2020

Em 2020, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães enfrentará Itália, Japão e Rússia no Ginásio Nilson Nelson. Antes de passar pela capital federal, as brasileiras estreiam na Liga das Nações em Cuiabá, no Ginásio Aecim Tocantins, contra Estados Unidos, Canadá e República Dominicana de 19 a 21 de maio. Depois de jogar no Brasil, a Seleção feminina disputa uma etapa na Polônia e, outra, na Coreia do Sul. Se se classificar para a fase final, ainda terá um novo destino, ainda não definido. 

Seleção masculina


Atual campeã olímpica, a Seleção Brasileira masculina chegará em Brasília depois de estrear na Liga das Nações nos Estados Unidos. Na capital federal, a equipe comandada por Renan Dal Zotto jogará contra  Sérvia, França e Japão. 

<i>(Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)</i>

Depois, o elenco capitaneado pelo levantador Bruninho embarca para jogar uma etapa na Polônia e volta para o Brasil para disputar a última etapa da fase de grupos da Liga das Nações. O Brasil enfrenta Itália, Alemanha e Rússia no ginásio Avelino dos Reis, conhecido como Guanandizão, em 19, 20 e 21 de junho. 


A liga das Nações 


Na Liga das Nações, as seleções se enfrentam nos respectivos grupos e as cinco equipes melhor classificadas avançam para a fase final, junto aos países sede. Os locais e as datas da fase decisiva da competição, porém, ainda não foram divulgados. Em 2019, o torneio feminino terminou em 7 de julho, enquanto o masculino acabou em 14 de julho. No ano que vem, porém, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Tóquio está marcada para 24 de julho.