Flamengo

CAMPEONATO BRASILEIRO

Flamengo sem Guerrero é pior do que o Atlético-GO no Brasileirão

Aproveitamento com o peruano, entretanto, só não supera o do Corinthians, campeão antecipado

postado em 17/11/2017 15:35 / atualizado em 17/11/2017 15:34

Gilvan de Souza/Flamengo
Suspenso preventivamente por doping, o peruano Paolo Guerrero não atua pelo Flamengo desde 19 de outubro. As ausências do atacante, seja por suspensão, seja por convocação, costumam deixar o rubro-negro com dificuldades dentro de campo. Neste Campeonato Brasileiro, o aproveitamento dos cariocas sem o jogador é pior que o do lanterna da competição.

Guerrero participou de 19 das 35 partidas do Flamengo no Brasileirão. Com o peruano em campo, os flamenguistas conquistaram nove vitórias, oito empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 61,4%, número menor apenas que o do campeão Corinthians, que alcançou 67,6% dos pontos até o momento.

Quando a análise leva em conta quando peruano não entrou em campo, porém, as estatísticas do Flamengo despencam. Em 16 partidas sem o camisa 9, o rubro negro venceu quatro, empatou três e perdeu nove. O rendimento cai para 31,2%, pior que o do Atlético-GO, último colocado da competição e com 99% de chances de rebaixamento para a Série B. O Dragão alcançou 31,4% dos pontos disputados. 

O Flamengo vive um momento complicado no Brasileirão, com apenas uma vitória nas últimas cinco rodadas. Questionado após a derrota para o Coritiba, nesta quinta-feira (16/11), o técnico Reinaldo Rueda admitiu uma "parte mental difícil diíficil de explicar".

Suspenso pelo uso de benzoilecgonina, um metabólito presente na cocaína, o peruano será julgado em 30 de novembro, em Zurique, na Suíça. Recentemente, a defesa do atacante disse que conseguirá provar que Guerrero não usou a droga, mas sim um chá popular na América do Sul. Em 44 jogos pelo Flamengo na temporada, o camisa 9 marcou 20 vezes e, caso seja absolvido, poderá atuar em uma eventual final da Copa Sul-Americana.
 
*Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira