Fluminense

CAMPEONATO CARIOCA

Estreia de Ganso pelo Fluminense será a quinta na carreira do jogador

Com passagens por Santos, São Paulo, Sevilla-ESP e Amiens-FRA, o meia volta ao Brasil para tentar recuperar o futebol

postado em 22/02/2019 09:22

<i>(Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)</i>
A estreia de Paulo Henrique Ganso contra o Bangu, nesta sexta-feira (22/2), às 21h, no Maracanã, será a quinta na carreira do paraense de 29 anos. Com passagens por Santos, São Paulo, Sevilla-ESP e Amiens-FRA, o meia volta ao Brasil para mais uma tentativa de recuperar o futebol que quase o levou à Copa do Mundo da África do Sul em 2010. Embora o torcedor esteja eufórico com a chegada do camisa 10, a fase nos bastidores não é a das melhores.

Na última terça-feira, os atletas fizeram greve e não treinaram. A diretoria devia aos jogadores o 13º de 2018, férias direitos de imagem de novembro, dezembro (2018) e janeiro (2019), premiação referente ao Brasileirão e à primeira fase da Copa do Brasil 2019. As duas últimas gratificações foram pagas dois dias depois da paralisação.

Entretanto, o momento interno não é empecilho para o bom futebol apresentado pelo time. Comandado por Fernando Diniz, o elenco tricolor tem média de 66,6% de posse de bola, o ataque mais positivo e a segunda melhor defesa do Campeonato Carioca de acordo com dados do Footstats. Ganso é titular absoluto no time de Diniz. Daniel, atual dono da posição, não fez boas apresentações e foi substituído nas duas últimas partidas.

Em entrevista coletiva, Diniz comentou a chegada e a adaptação do meia ao elenco tricolor. “É um jogador muito inteligente. E acredito que o que a gente aplica favorece o estilo de jogo do Ganso. Minha expectativa é muito boa. Pelo que tenho visto nos treinos e pelo feedback que estão nos passando, a tendência é que ele consiga rapidamente jogar muito bem”, acredita o treinador.

As quatro estreias de Ganso foram discretas. Na ascensão ao profissional do Santos, o meia debutou contra o Rio Preto, pelo Campeonato Paulista 2008. Em 2012, o jogador se transferiu para o São Paulo. O primeiro jogo pelo tricolor paulista aconteceu em 18 de novembro contra o Náutico pelo Brasileirão.

Ganso não foi muito aproveitado na Europa. Estreou pelo Sevilla na Supercopa da Espanha 2016. Perdeu para o Barcelona por 2 x 0. Atuou em 26 jogos pelo Campeonato Espanhol e anotou sete gols. No modesto Amiens, da França, participou de 14 jogos e não anotou nenhum.

A torcida tricolor acredita em uma boa temporada de Ganso. Para a estreia, o time ganhou reforço. A volta do lateral Gilberto, recuperado de lesão no joelho, está confirmado. Diniz promete um rodízio no elenco. Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Digão e Marlon; Caio Henrique, Bruno Silva, Daniel e Ganso; Everaldo e Yony. Esse foi o elenco titular do último treino antes da partida diante do Bangu pela Taça Rio.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima