Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

Cinco artilheiros da Copa do Brasil passaram de protagonistas a coadjuvantes

Entenda como cinco atacantes viraram coadjuvantes e até moeda de troca nos candidatos ao título de 2018

postado em 15/08/2018 09:05

Lucas Uebel/FBPA/Pedro Ernesto Guerra/Santos FC/Ivo Gonzalez/Agência O Globo
Os oito candidatos restantes ao título da Copa do Brasil empregam cinco jogadores que foram artilheiros do segundo torneio mais importante do país, mas a experiência do quiteto no mata-mata nacional é praticamente desprezada. Nomes como Rafael Sobis, Marinho, Gabriel Barbosa, Hernane e Fred passaram de protagonistas a coadjuvantes por motivos que vão de opção técnica e tática a baixo rendimento, contusões e transferências.

O Grêmio, por exemplo, entra em campo nesta quarta-feira (15/8), às 21h45, contra o Flamengo, com um artilheiro da Copa do Brasil sentadinho no banco de reservas. O atacante Marinho foi artilheiro do torneio em 2016 com a camisa do Vitória. Marcou seis gols. De volta ao futebol brasileiro depois de uma duas temporadas no Changchun Yatai, da China, ele acumula apenas um gol em oito jogos pelo tricolor gaúcho. A única bola na rede foi justamente contra o Flamengo. No entanto, insuficiente para cavar uma vaga entre os titulares. Renato Gaúcho segue apostando em Luan, Everton e Jael ou André.

Renato Gaúcho também ostentava no elenco o goleador da Copa do Brasil de 2013. Hernane foi o cara do título do Flamengo em 2013 com oito gols. Porém, o histórico do centroavante ficou em segundo plano nesta edição do torneio. Com apenas dois gols marcados, ambos reforçando o time de aspirantes do Grêmio no Campeonato Brasileiro da categoria, o Brocador arrumou as malas rumo a Pernambuco se apresentou ao Sport.

Atual campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro deve parte da conquista do ano passado a Rafael Sobis. O atacante dividiu a artilharia com Léo Gamalho (Goiás) e Lucas Barrios (Grêmio) com cinco gols. Neste ano, amarga a reserva. Balançou a rede apenas seis vezes. Nenhuma na Copa do Brasil. Marcou na Libertadores, no Brasileirão e no Mineiro.

“Tento ajudar da melhor forma. Se estou no banco, tenho os 11 lá dentro correndo por mim. Eu participo disso. Se o time vencer, eu estou junto. Minha função é ajudar, nem que seja com uma água, um abraço, com um vamos lá. Sou pago para isso. Estou sempre junto com os companheiros”, disse recentemente o conformado Rafael Sobis.

Maior artilheiro de uma única edição da Copa do Brasil ao marcar 15 gols em 2005, Fred seria o centroavante titular do Cruzeiro hoje à noite contra o Santos, mas a recuperação de uma cirurgia no ligamento do joelho direito o impede de ser utilizado por Mano Menezes. Há 13 anos, o centroavante também vestia a camisa do Cruzeiro.

Por falar no Santos, Gabriel Barbosa tem no currículo duas artilharias da Copa do Brasil. A primeira delas em 2014, com seis gols. A segunda, em 2015, com oito. Embora seja candidato a goleador do torneio pela terceira vez, Gabigol sentou-se até no banco de reservas sob o comando de Cuca. “É um jogador importante para nós. Ele tem propostas do Valencia, mundo árabe, mas não quer ir. Ele não quer ir porque acha injusto deixar os companheiros como estão”, diz Cuca.

Quartas

Vice-líder do Campeonato Brasileiro e em dificuldade na Libertadores depois de perder o jogo de ida para o Cruzeiro por 2 x 0, no Maracanã, o Flamengo recebe o Grêmio com a obrigação de evitar uma nova frustração. Com o empate por 1 x 1 na partida de ida, em Porto Alegre, quem vencer hoje avançará às semifinais. Empate por qualquer resultado levará a decisão para os pênaltis.

No Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro defende vantagem de 1 x 0 construída na Vila Belmira contra o Santos. A Raposa tem a vantagem do empate para se classificar. Mano Menezes praticamente desprezou o Campeonato Brasileiro e tem concentrado as atenções do elenco na Libertadores e na Copa do Brasil.